Fora de casa, Unifacisa quebra a maior invencibilidade do basquete brasileiro e abre 1 a 0 contra o Franca

Em uma tarde para ficar na memória de todos os paraibanos, o basquete Unifacisa fez, o que nenhuma outra equipe do continente havia conseguido até então e venceu o Franca

O basquete Unifacisa foi até o interior paulista, na tarde deste sábado, onde encarou o Franca, pelo Jogo 1 das quartas de final do NBB, no Ginásio Pedrocão. Líder invicto da temporada regular do NBB, atual campeão da Copa Super 8 e da Champions League das Américas, detentor do recorde de maior sequência invicta do basquete brasileiro, o Franca estava há 46 jogos sem perder, até encontrar pelo seu caminho a aguerrida equipe da Unifacisa.

Em uma tarde para ficar na memória de todos os paraibanos, o basquete Unifacisa fez, o que nenhuma outra equipe do continente havia conseguido até então e venceu o Franca, com autoridade, pelo placar de 100 a 91. O triunfo da Unifacisa foi resultado de uma tarde inspirada de Trevor Gaskins, Jimmy e de uma atuação consistente do coletivo, em que a equipe soube controlar o ritmo do jogo e neutralizar as principais jogadas do adversário nos momentos chaves do jogo.

Os destaques da partida ficaram por conta de Trevor Gaskins, cestinhas da partida com  25 pontos, 7 rebotes e 27 de eficiência. Jimmy, com 22 pontos, 7 rebotes, 1 assistência e 25 de eficiência. Facundo Corvalán, com 16 pontos, 2 rebotes, 7 assistências e 18 de eficiência. Antônio com 14 pontos, 5 rebotes e 3 assistências. Seguidos por Guilherme Hubner, com 8 pontos e 3 rebotes.

Com a vitória a Unifacisa abre 1 a 0 na série melhor de 5 contra o Franca e tem a chance de fechar a série jogando em casa, caso vença os dois próximos jogos em Campina Grande. O Jogo 2 da série acontece na próxima terça-feira, 2, às 19h, na Arena Unifacisa, com transmissão exclusiva pela ESPN e Star+.

O Jogo

1º quarto – Unifacisa 26 x 22 Franca

A Unifacisa tirou o zero do placar já nos primeiros segundos da partida, com Antônio aparecendo livre para anotar 3 pontos para o time de Campina Grande. A resposta do time francano veio logo na sequência e na mesma medida, com Lucas Mariano convertendo do perímetro. A Unifacisa, por sua vez, não se intimidou e partiu para cima dos donos da casa com uma boa variedade ofensiva e escolha de arremessos, hora atacando a cesta, hora explorando o chute do perímetro. A estratégia deu certo e o time do Jack chegou a anotar uma corrida de 12 pontos seguidos, com Antônio, Corvalán e Jimmy puxando o ataque, para um aproveitamento de 51% nos arremessos de quadra e 50% nos chutes do perímetro. O Franca ainda reagiu na reta final do período, explorando bem os arremessos de 3 pontos, com um aproveitamento ligeiramente maior que o dos paraibanos, 55%,  diminuindo bem a diferença no placar, mas não o suficiente para tirar a liderança da Unifacisa.

2º quarto – Unifacisa 28 x 26 Franca

Os jogadores de ambos os times trouxeram muita intensidade e fisicalidade para dentro de quadra no segundo quarto, com as defesas marcando forte e vendendo caro os espaços dentro das quatro linhas. O Franca buscou imprimir um ritmo mais forte e a Unifacisa soube corresponder, mantendo o controle do jogo durante grande parte do período. Trevor Gaskins apareceu e foi o cara do período, anotando 13 pontos, incluindo duas bolas de 3 pontos, para um aproveitamento de mais 86% nos arremessos de quadra. Jimmy também deu continuidade a boa atuação que teve no quarto inicial, convertendo 2 de 3 bolas do perímetro, contribuindo muito bem na defesa também, com 2 rebotes e 1 bola roubada. Com isso, o time paraibano conseguiu manter uma diferença no placar, que poderia ter sido maior se a equipe tivesse tido um desempenho melhor nos rebotes.

3º quarto – Unifacisa 21 x 16 Franca

O Franca voltou melhor do vestiário, forçando alguns erros da Unifacisa e chegando a diminuir a diferença para uma posse de bola. Mas o time da Unifacisa não se abalou e soube manter a cabeça fria, voltando a tomar boas decisões tanto no ataque como na defesa. Cauê veio bem do banco e deu um novo ritmo a Unifacisa, cadenciando o jogo e devolvendo o controle da partida para a equipe de Campina Grande. Gaskins e Jimmy continuaram sendo os nomes da Unifacisa ofensivamente e juntos somaram para 12 pontos. Mas foi na defesa que a equipe encontrou a chave para voltar a abrir vantagem, crescendo nos rebotes, anotando 8 pontos em novas oportunidades, o time paraibano também conseguiu forçar erros da equipe francana, contendo a produção ofensiva dos donos da casa em 16 pontos, a mais baixa no jogo.

4º quarto – Unifacisa 25 x 27 Franca

O time da casa entrou com tudo, tentando recuperar a desvantagem no placar e alcançar a virada. Os jogadores do Franca intensificaram o ritmo no ataque, chegando a encostar no placar em alguns momentos. No entanto, a equipe da Unifacisa se mostrou experiente e determinada a fechar o jogo com uma vitória. O time paraibano manteve a calma e soube controlar o ritmo do jogo, repetindo a atuação que teve durante toda a partida, sem dar chances ao Franca. Com boas escolhas de arremessos e uma defesa sólida, a equipe de Campina Grande fez o que muitos duvidaram, e quebraram a invencibilidade do Franca, com autoridade e placar centenário.

“Todos sabem a qualidade que a equipe do Franca tem, a sequência de vitória que eles tinham são poucas equipes que conseguem alcançar, por tanto sabemos do desafio que é jogar um série de Playoff’s contra eles. Mas nós também sabemos das qualidades que o nosso time tem, somos uma equipe muito unida, temos como ponto forte o jogo coletivo e foi isso que trouxemos para quadra nesta tarde. Já havíamos feito bons jogos contra eles durante a temporada regular e já tínhamos chegado muito perto da vitória. Hoje conseguimos minimizar os erros e fomos bem eficientes no ataque, principalmente nas bolas de 3 pontos. É sem dúvidas um resultado muito importante para nós, mas a série não acaba aqui, agora temos dois jogos em casa, onde esperamos contar com o apoio da nossa torcida para fazer bons jogos e quem sabe fechar a série em Campina”, comentou o armador da Unifacisa, Trevor Gaskins.

Seja o primeiro a comentar on "Fora de casa, Unifacisa quebra a maior invencibilidade do basquete brasileiro e abre 1 a 0 contra o Franca"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*