Julgamento no STF sobre mandato de Dinho Dowsley continua com análise da Primeira Turma em andamento
Da Redação
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (28), a favor da manutenção de Dinho Dowsley (PSD) como presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O posicionamento foi registrado durante sessão da Primeira Turma do STF, que analisa um agravo regimental apresentado pelo PDT contra a legalidade do mandato de Dinho, reeleito em 1º de janeiro de 2025 para o biênio 2025-2026. O julgamento, iniciado em plenário virtual às 9h de hoje, segue em curso com os votos dos demais ministros.
Dinho Dowsley assumiu a presidência da CMJP pela terceira vez consecutiva após obter 24 votos contra 5 do vereador João Almeida (PDT) na eleição da Mesa Diretora. O PDT questiona a validade do pleito, mas Dino, em decisão monocrática anterior, já havia reconhecido a regularidade do processo, levando o partido a recorrer ao colegiado. Além de Dino, a Primeira Turma conta com os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que devem se manifestar até o término da sessão, previsto para a próxima semana.
A votação ocorre em um momento de atenção política na Paraíba, enquanto Dinho, aliado do prefeito Cícero Lucena (PP), enfrenta outras frentes de contestação, como a Operação Livre Arbítrio da Polícia Federal, que o afastou temporariamente do cargo em 2024. O desfecho do julgamento no STF pode consolidar ou alterar a liderança da CMJP para o restante do biênio.
Seja o primeiro a comentar on "Flávio Dino vota pela manutenção de Dinho na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa"