A vistoria identificou cerca de 300 metros de vegetação destruídos, possivelmente por restos de brasa de churrasco
Da Redação
João Pessoa, 13 de dezembro de 2023 – A Divisão de Fiscalização (Difi) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa realizou uma vistoria técnica nesta semana em uma área de Restinga na praia da Penha, afetada por um incêndio que consumiu aproximadamente 300 metros da vegetação que cobre parte da areia da praia.
De acordo com Jocélio Araújo, chefe da Difi, a temporada de calor aumenta a vulnerabilidade da vegetação. Restos de brasa ou até mesmo pontas de cigarro tornam-se potenciais focos de incêndio, podendo gerar danos incalculáveis à flora e fauna local. Araújo também ressaltou a importância da vegetação de Restinga na proteção das dunas, evitando a dispersão da areia.
As Restingas, áreas litorâneas cobertas por plantas herbáceas e arbustivas com influência marinha, abrigam uma diversa fauna, incluindo aves migratórias, caranguejos, tartarugas e mamíferos. São áreas protegidas pelo Código Florestal e consideradas de preservação permanente.
Djalma Castro, secretário executivo de Meio Ambiente, enfatizou que queimadas são infrações ambientais passíveis de punição. Ele ressaltou a importância da conscientização ambiental e alertou que a prática de queimadas é considerada crime ambiental, sujeita a multas que variam entre R$18.050,79 e R$79.555,44, conforme o dano causado, de acordo com o Código de Meio Ambiente do Município.
Seja o primeiro a comentar on "Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente investigam incêndio em área de restinga na Praia da Penha"