Expressões artísticas e populares fortalecem laços sociais e celebram a história de um povo
As manifestações culturais são essenciais para fortalecer a identidade e a memória coletiva de uma comunidade. Elas representam a história, os costumes e os valores de gerações. Por meio disso, as pessoas reafirmam seu pertencimento a um grupo social e mantêm vivas suas tradições.
“As manifestações falam de um território em comum, uma cultura compartilhada, histórias, práticas sociais, crenças etc. Esse é o elemento-chave que conecta identidade e comunidade. Suas práticas ressaltam as origens, o processo de formação e revela as dinâmicas sociais”, afirma Eduardo Dias, Doutor em Comunicação e professor do curso de Comunicação Social da UNINASSAU Graças.
Dessa forma, elas ajudam a aproximar pessoas de diferentes realidades. O impacto dos movimentos vai além do social. “A economia criativa é conduzida para a sustentabilidade da comunidade e do coletivo, pois uma cadeia de cultura, economia e consumo é alimentada”, esclarece o especialista.
Além do aspecto identitário, as expressões culturais também desempenham um papel importante no desenvolvimento social. Festas populares, danças, músicas e outras formas de arte criam espaços de interação e troca entre diferentes gerações, incentivando o respeito à diversidade e promovendo a inclusão.
Doutor Honoris Causa à Lia de Itamaracá
Para reverenciar a cultura do Nordeste, no dia 21 de fevereiro, o UNINASSAU – Centro Universitário Mauricio de Nassau concede o título de Doutor Honoris Causa à Lia de Itamaracá, uma das principais referências da cultura popular de Pernambuco e do Brasil. No mesmo evento, acontece a entrega da Comenda Maurício de Nassau para Fábio Sotero, presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe), e Otacílio Cabral, diretor da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.
A sessão solene acontece às 16h, no auditório Capiba da UNINASSAU Recife. O Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam em suas atividades em prol da sociedade, da Educação, das Ciências, do Empreendedorismo, das Letras e das Artes ou tenham prestado serviços relevantes à humanidade, à região ou ao país.
Seja o primeiro a comentar on "Festas, danças e músicas mostram a importância das manifestações culturais"