Iniciativa facilita acesso a medicamentos da assistência básica na Rede Municipal de Saúde
Da Redação
João Pessoa, 18 de dezembro de 2023 – Inaugurada há dois meses, a primeira Farmácia Contêiner de João Pessoa, localizada no bairro dos Bancários, tem se destacado ao realizar mais de 3.600 atendimentos, facilitando o acesso da população aos medicamentos essenciais oferecidos pela Rede Municipal de Saúde.
No primeiro mês, a unidade realizou 1.201 atendimentos, número que subiu para 2.425 no segundo mês de funcionamento. Apesar da alta procura, nem todos os visitantes estão aptos a receber medicamentos na Farmácia Contêiner, que dispõe apenas dos itens da relação de medicamentos da Atenção Básica, insulina frasco e antibióticos de uso adulto e infantil.
Márcia Gomes, moradora do bairro dos Bancários, elogia a flexibilidade de horário da Farmácia Contêiner. “Precisei de um medicamento, mas como trabalho o dia todo, não consigo pegar na unidade. Achei ótima a iniciativa de ter uma farmácia com horário mais flexível e em um local de fácil acesso”, comenta.
Para aprimorar a assistência, a Unifarma, parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando um estudo do perfil dos usuários da Farmácia Contêiner.
“Estamos conduzindo um estudo em parceria com a Gemaf para entender as necessidades dos usuários e, assim, melhorar a assistência. Os resultados guiarão melhorias e a implementação de um novo modelo de atendimento no próximo ano”, destaca Luis Ferreira, secretário de Saúde de João Pessoa.
O atendimento na Farmácia Contêiner requer a apresentação da receita médica do SUS, documento pessoal com foto e comprovante de residência. A unidade funciona nos três turnos, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Sérgio Guerra, nº 148, no bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Equilíbrio do Ser.
O secretário de Saúde enfatiza que, embora forneça itens básicos, a Farmácia Contêiner visa principalmente atender cidadãos sem acesso aos horários das farmácias das Unidades de Saúde da Família (USF) e suprir as necessidades dos que possuem receitas de médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais municipais.
Seja o primeiro a comentar on "Farmácia Contêiner de João Pessoa já realizou mais de 3.600 atendimentos em dois meses"