Falece o Cardeal Geraldo Majella Agnelo, ex-arcebispo de São Salvador, aos 89 anos

(Foto: Claudio Nonaca/Arquidiocese de Londrina)

Religioso de destaque, que viveu em Londrina desde 2014, não resistiu às complicações de saúde decorrentes de um AVC

Londrina, PR – Na manhã deste sábado (26), aos 89 anos, o cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador, partiu deixando uma lacuna na comunidade religiosa e no coração dos fiéis. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Agnelo faleceu em sua residência em Londrina, cidade onde residia desde 2014. Sua saúde havia se debilitado consideravelmente desde dezembro do ano passado, quando enfrentou um acidente vascular cerebral (AVC) que impactou profundamente sua condição.

O religioso, que ocupou cargos de alta relevância dentro da Igreja Católica, encontrava-se sob cuidados médicos em sua casa e, infelizmente, apresentou um agravamento de seu quadro de saúde nos últimos dias. Detalhes sobre as cerimônias de velório e exéquias ainda não foram divulgados.

A CNBB emitiu uma nota carregada de pesar e condolências, enaltecendo a figura e trajetória de Dom Geraldo. A entidade também estendeu seus sentimentos ao atual arcebispo de São Salvador, cardeal Sergio da Rocha, assim como aos familiares e aos fiéis que seguiram de perto a jornada religiosa de Agnelo. A nota destacou: “Sua vida foi marcada por um grande amor à Igreja e uma contínua dedicação às coisas da Igreja, a serviço da fé e ao testemunho da vida cristã. Dom Geraldo mostrou sempre grande zelo pela Liturgia, pela boa formação dos sacerdotes e do povo católico e pela irrestrita fidelidade ao papa e à Igreja.”

Na esfera política, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que atualmente exerce a Presidência da República, recorreu às redes sociais para expressar suas condolências pela morte do renomado arcebispo.

O legado deixado por Dom Geraldo Majella Agnelo ecoará nas memórias da Igreja e da sociedade, como um exemplo de devoção e dedicação à fé.

Seja o primeiro a comentar on "Falece o Cardeal Geraldo Majella Agnelo, ex-arcebispo de São Salvador, aos 89 anos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*