Na edição 2023 da Expo Turismo, 100 municípios marcaram presença divulgando seus destinos turísticos
Mais de 16 mil pessoas participaram, de forma presencial ou remota, da programação da III Expo Turismo, realizada entre os dias 25 e 27 no Centro de Convenções de João Pessoa. Durante os três dias do evento, 500 expositores fecharam uma expectativa de negócios na ordem de R$ 3 milhões para os próximos seis meses.
A programação foi aberta com a realização do I Fomtur – Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com o Sebrae-PB.
Na edição 2023 da Expo Turismo, 100 municípios marcaram presença divulgando seus destinos turísticos nos estandes espalhados em uma área superior a 6 mil m².
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, fez uma avaliação positiva dos eventos e disse que o objetivo de apresentar as potencialidades das 12 regiões turísticas do estado foi alcançado. “A Paraíba tem um turismo de experiência muito forte e diversificou o setor com excelência, o quem tem atraído o olhar de visitantes de todo o Brasil, não só para o belíssimo litoral, como também para o interior do estado”, salientou.
Rosália fez questão de lembrar os esforços do Governo do Estado para elevar o nome da Paraíba no roteiro nacional e internacional. “O Governo está investindo em várias frentes do turismo e na infraestrutura para atrair o setor privado, através do Polo Turístico Cabo Branco, construção de rodovias, atração de voos, além da construção do Centro de Convenções de Campina Grande, sem contar com o investimento de R$ 18,7 milhões anunciado para o Maior São João do Mundo e para os festejos juninos em todo o estado que devem movimentar a economia paraibana nos próximos 30 dias”, pontuou a secretária.
O Destino Paraíba apresentou a logomarca que representa a nova identidade visual da campanha no estande montado em uma área estratégica do evento. O espaço de 50 m² ofereceu degustação de cachaça e exposição de artesanato e chamou a atenção dos visitantes que buscaram informações sobre os atrativos e as riquezas da Paraíba, como avaliou Ferdinando Lucena, diretor presidente da PBTur. “Inovamos e cumprimos nosso papel que é mostrar as potencialidades turísticas dos 223 municípios paraibanos”.
Já o Fomtur-PB estreou sua primeira edição e reuniu profissionais que estão no processo decisório das políticas públicas para o desenvolvimento social e econômico através do Turismo.
Nos painéis ministrados por Ana Carla Moura, do MTur; pelo secretário de Turismo de Fortaleza-CE e presidente da ANSEDITUR, Alexandre Pereira; e pelo economista português Cristóvão Monteiro, os prefeitos, secretários e gestores de turismo puderam trocar conhecimentos e experiências exitosas do setor em diversas partes do Brasil e do mundo.
O secretário Executivo da SETDE, Delano Tavares, destacou a programação e a formatação do evento que promoveu a integração entre Estado e municípios. “Demos um grande passo com a realização desse primeiro Fomtur. Fechamos um ciclo já na certeza de que no próximo ano teremos um evento ainda maior e melhor”, concluiu.
O III Expo Turismo e o I Fomtur tiveram a colaboração de parceiros como a ABIH/PB, ABAV/PB, SINGTUR/PB, Fecomércio/SESC/Senac, Convention Bureau de João Pessoa, operadoras de Turismo – Azul Viagens, CVC, Masterop, Sebrae/RN, Sebrae/PE, ANSEDITUR, Empresa de Consultoria de Cristóvão Monteiro e a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev).
Seja o primeiro a comentar on "Expo Turismo projeta investimentos de R$ 3 milhões para os próximos meses"