Escolas estaduais paraibanas iniciam preparação intensiva para o Ideb 2023, em busca de melhor índice

Governo da Paraíba adota diversas estratégias para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado

Por Redação

Paraíba, 4 de outubro de 2023 – As escolas estaduais da Paraíba estão passando por um processo de preparação intensiva para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), iniciou esse processo em agosto com o objetivo de envolver todas as partes interessadas, incluindo gestores, professores e estudantes, na busca por melhores resultados no Ideb.

Uma das ações adotadas foi a abertura do Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb 2023, que promoveu o engajamento das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, gestores, professores e estudantes no processo de melhoria do Ideb na Paraíba. Além disso, foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave), que avaliou as necessidades de mais de 45 mil estudantes em diversos níveis de ensino.

As Gerências Regionais de Ensino (GREs) desempenham um papel fundamental nesse processo. Elas têm organizado aulões, capacitações e visitas às escolas para fortalecer a preparação dos alunos para o Ideb. Essas atividades têm foco nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, áreas críticas para o desempenho dos estudantes.

Além disso, a mobilização dos estudantes tem sido uma prioridade. As escolas estão incentivando o protagonismo estudantil e envolvendo os alunos em ações de preparação para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Ideb. Líderes estudantis, Grêmios Estudantis e ex-alunos que já realizaram as avaliações são convocados para motivar os colegas a se prepararem conscientemente para as provas.

A secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, destaca a importância do trabalho em equipe e do envolvimento de todos os atores da educação nesse processo de preparação. Ela enfatiza que as ações visam criar um ambiente de aprendizado dinâmico e engajado, reconhecendo o poder do coletivo na busca pela excelência educacional.

O Ideb, criado em 2007, combina resultados de aprovação escolar e médias de desempenho nas avaliações para medir a qualidade da educação. O Saeb, que ocorrerá entre 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país, é uma das fontes de dados para o cálculo do Ideb. O governo da Paraíba está empenhado em melhorar o desempenho das escolas e elevar o Ideb no estado.

Seja o primeiro a comentar on "Escolas estaduais paraibanas iniciam preparação intensiva para o Ideb 2023, em busca de melhor índice"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*