Escolas estaduais da Paraíba se destacam no Prêmio Inova Educação

Projetos inovadores da rede estadual de ensino da Paraíba são finalistas no Prêmio Inova Educação promovido pela Assembleia Legislativa do estado

Da Redação

João Pessoa, 17 de outubro de 2023 – Três escolas da rede estadual de ensino da Paraíba conquistaram lugares de destaque no Prêmio Inova Educação, realizado pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A cerimônia de premiação dos vencedores da edição 2023 aconteceu na tarde de segunda-feira (16), e entre os projetos escolares finalistas, dois deles ficaram na terceira e quarta colocações.

A Escola Estadual Padre José Antônio Maria Ibiapina, localizada em Soledade, conquistou a terceira colocação com o projeto “O ensino de educação financeira numa perspectiva investigativa: explorando e discutindo conceitos matemáticos através da realização de um júri simulado”, idealizado por José Joálisson Alexandrino de Araújo.

A ECIT Monsenhor José da Silva Coutinho, em Esperança, obteve a quarta posição com o projeto “Plataforma gamificada de avaliação formativa e projeto de vida – Sapieduca”, criado por Jefferson Justino de Queiroz.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, também em Esperança, se destacou na quinta colocação com o projeto “Identidade e memória: o autorretrato na construção do eu”, de autoria de Radamés Rocha.

Além das Moções de Louvor entregues pela Assembleia Legislativa da Paraíba, as práticas inovadoras receberão certificação de escola inovadora sede do projeto e terão suas práticas/projetos permanentemente divulgados no Banco de Práticas Inovadoras em Educação, um ambiente virtual. Além disso, as escolas sede dos projetos mais bem avaliados receberão recursos, por meio de Emenda Parlamentar, destinados para despesas, sendo R$ 80 mil, R$ 70 mil e R$ 60 mil para os três projetos mais bem avaliados, respectivamente.

Gloriza Guedes, diretora da EEEFM Irineu Joffily, que representou o professor Radamés Rocha na solenidade, comentou sobre o impacto do projeto “Identidade e memória: o autorretrato na construção do eu”: “Por meio deste projeto, nós conseguimos movimentar, inovar e despertar nosso alunado, um interesse que estava faltando. Principalmente após a pandemia, eles andavam meio desmotivados e esse projeto veio para reverter isso. Eles produziram esses autorretratos e conseguiram se expressar e se conhecer neles.”

Neilze Cruz, assessora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), elogiou o desempenho das escolas estaduais: “É muito importante que nós valorizemos o trabalho dos nossos professores. Esses projetos desenvolvidos nas escolas estaduais merecem ser replicados em toda a rede e também em outras escolas, para que sigamos inovando e transformando a vida dos nossos estudantes.”

O deputado estadual Chió, idealizador do Prêmio Inova Educação, destacou a presença dos projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino na premiação: “As escolas estaduais estão muito bem avaliadas. É possível ver que elas estão no caminho certo. Nós vimos aqui, pelos finalistas, que as escolas do Estado estão construindo propostas pedagógicas importantes, e que, como podemos ver, estão sendo premiadas.”

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