Em ano eleitoral, presidente Lula inicia giro pelo Nordeste e ignora novamente a Paraíba

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Lula foi à Bahia cinco vezes no ano passado e esteve em três ocasiões em Pernambuco e em outras três no Ceará e nenhuma na Paraíba

Da Redação

João Pessoa, 18 de janeiro de 2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está iniciando uma série de viagens pelo Nordeste nesta quinta-feira (18) como parte de suas primeiras viagens oficiais deste ano. E aproveitando o ano eleitoral para fazr política a favor de seus aliados. No entanto, a Paraíba não está incluída em sua programação.

Na manhã desta quinta-feira (18), o presidente Lula estará em Salvador (BA) para assinar o documento oficializando a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Esse acordo, estabelecido em outubro do ano passado, envolve o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o governo da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). O investimento planejado para o empreendimento é de R$ 650 milhões, além de um montante semelhante destinado a equipamentos e laboratórios.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado na Base Aérea de Salvador, ocupando uma área total de 893 mil m², com 138 mil m² de hangares e 45 mil m² de edifícios construídos. O foco do projeto abrange quatro pilares: espaço, defesa, mobilidade aérea avançada e aeronáutica comercial, com perspectivas de crescimento significativo no mercado aeroespacial global.

Após a cerimônia na Bahia, o presidente Lula seguirá para Ipojuca (PE) para participar da cerimônia de retomada de investimentos na refinaria Abreu e Lima (RNEST), que será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é que todas as obras estejam concluídas até 2028, com a geração de 30 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das atividades em 2025. A refinaria é uma das unidades mais modernas do país e tem como destaque a produção de diesel com baixo teor de enxofre.

Na sexta-feira (19), o presidente Lula participará do lançamento da pedra fundamental da unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE), que oferecerá cursos, incluindo estudos sobre energia, em uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial na região.

Lula visitou a Bahia, Pernambuco, Ceará e outros 15 estados ao longo de 2023, mas até o momento, sua programação não incluiu a Paraíba em suas viagens presidenciais deste ano.

Seja o primeiro a comentar on "Em ano eleitoral, presidente Lula inicia giro pelo Nordeste e ignora novamente a Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*