Eleições 2024: PF parte para cima de mais um aliado de Bolsonaro; Ramagem é alvo de operação

Investigações apuram o uso de ferramentas de geolocalização sem autorização judicial; ele é pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro

Da Redação

Brasília, 25 de janeiro de 2024 – Na manhã desta quinta-feira (25), o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tornou-se alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga um possível monitoramento ilegal de autoridades.

Alexandre Ramagem, indicado pelo Partido Liberal (PL) como pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, teve seu gabinete e apartamento funcional alvos de buscas por parte dos policiais federais. Dias atrás o STF e a PF também parturam para cima do líder da oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL), que também é pré-candidato a prefeito de Niterói.

As investigações da PF apontam para o uso de ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis sem autorização judicial e sem o conhecimento dos indivíduos monitorados como parte do suposto crime.

Além das buscas, estão sendo aplicadas outras medidas alternativas, incluindo a imediata suspensão de 7 policiais federais que teriam supostamente envolvimento no monitoramento ilegal.

A operação em curso abrange a execução de 21 mandados de busca e apreensão, distribuídos em diferentes localidades, sendo 18 em Brasília (DF), 1 em Juiz de Fora (MG), 1 em São João del Rei (MG) e 1 no Rio de Janeiro.

Denominada “Vigilância Aproximada” pela Polícia Federal, esta operação é um desdobramento da investigação iniciada em outubro de 2023, conhecida como “Primeira Milha,” que visa apurar o suposto uso criminoso da ferramenta “FirstMile”.

Seja o primeiro a comentar on "Eleições 2024: PF parte para cima de mais um aliado de Bolsonaro; Ramagem é alvo de operação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*