Pedido de reforço na segurança foi divulgado durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (16), em João Pessoa
A falta de segurança e o clima de intimidação permeiam a campanha eleitoral em João Pessoa. Após denunciar ameaças, o candidato a prefeito Ruy Carneiro e a candidata a vice-prefeita Amanda CSI pediram o reforço de tropas federais para garantir a segurança nas eleições da capital paraibana. A decisão foi divulgada na manhã desta sexta-feira (16) durante uma coletiva de imprensa convocada pelos candidatos.
A denúncia de Ruy e Amanda sobre a insegurança durante a campanha foi amplamente divulgada na imprensa paraibana após os candidatos serem impedidos de realizar uma plenária na comunidade Boa Esperança no bairro do Cristo Redentor, na noite desta quinta-feira (15).
Diante dos jornalistas, Ruy Carneiro fez um apelo às autoridades para que assumam suas responsabilidades. “Se um deputado e uma policial, candidatos à Prefeitura de João Pessoa, passaram por isso, imagine as pessoas que vivem naquela região. Nós temos que chamar ao Estado à sua responsabilidade”, alertou.
Ruy afirmou que conversou com outros candidatos a prefeitos de João Pessoa e reforçou a necessidade de uma intervenção de tropas federais para garantir a segurança durante o período eleitoral em João Pessoa. “Não existe outra medida a não ser nós pedirmos para o pleito aqui em João Pessoa o apoio de tropas federais (…). O que aconteceu ontem [no Cristo Redentor] não pode ser visto como normal”, concluiu o candidato.
Emocionada, Amanda CSI relatou o ocorrido e pediu urgência nas providências das autoridades: “Encontrei pessoas assustadas, com medo, com as vidas ameaçadas. A gente precisa que todos saibam o que está acontecendo com João Pessoa, com nossos sonhos, com as oportunidades das crianças e jovens”.
Pleito contaminado pelo crime
Durante a coletiva, Ruy Carneiro relembrou que a Polícia Federal (PF) investiga a relação de uma facção criminosa com a gestão municipal. Um dos alvos dessa operação foi a casa da secretária executiva de Saúde de João Pessoa, que é filha do atual prefeito. Segundo a apuração da PF, o líder da facção teria articulado a obtenção de vantagens na prefeitura em troca de apoio para agentes municipais entrarem em comunidades controladas pelo crime organizado.
Lincoln Mendes, representante jurídico da Coligação Mudar para o Futuro, comentou sobre os próximos passos jurídicos que serão tomados. “Isso não é coisa nova, mas chegou a um ponto em que precisamos publicizar. Será encaminhado à Justiça Eleitoral o pedido de tropas federais nas eleições, para que seja garantida a liberdade sem medo”, afirmou ele.
A coletiva terminou com um apelo à proteção dos direitos dos cidadãos e à segurança durante o processo eleitoral em João Pessoa.
Seja o primeiro a comentar on "Eleições 2024: após ameaças, Ruy Carneiro e Amanda CSI pedem apoio de tropas federais em João Pessoa"