Pedro Vieira, 19 anos, é um dos 206 alunos do Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – Cenep, que cola grau hoje (25) no curso técnico em administração. “É um momento único. E eu só tenho a agradecer ao Centro e seus gestores, eles são como uma família para mim” afirma Pedro, que pretende ingressar no curso de graduação em Administração.
Vinculado a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar – Codese, da Secretaria de Educação e Cultura do RN, o Cenep, oferece cursos técnicos em administração, informática e manutenção e suporte em informática para estudantes de 14 à 16 anos. O Centro faz parte do projeto de expansão do Governo do RN na área de Ensino Técnico e das escolas em tempo integral e tem como objetivo preparar e inserir os jovens no mercado de trabalho.
Para isso, o Cenep conta com um programa de estágio supervisionado em parceria com o Centro de Integração Emprego-Escola – CIEE. Os alunos podem participar do programa a partir do segundo ano de curso e os estágios tem duração máxima de dois anos. “Hoje temos mais de 300 alunos estagiando, quando alguma empresa precisa de estagiário, procuram por nós”, diz Marcelle Moura, diretora do Cenep.
Tácio Cavalcante, atualmente com 23 anos e técnico em informática, concluiu os estudos no Cenep em 2012 e começou a atuar na área através do programa de estágio. “Tivemos um ensino diferenciado aqui no Centro. Me sinto parte dessa história junto com as turmas que estão se formando”, ele diz.
As seis turmas que estão se formando hoje ingressaram no Centro em 2013. “Formar esses alunos é motivo de orgulho. Mostra o nosso compromisso com a educação”, afirma Marcelle. A solenidade vai acontecer logo mais, às 19h, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão e vai contar com a presença da Secretária de Educação e Cultura Cláudia Santa Rosa.
Saiba mais
Por meio do Programa de Fortalecimento do Ensino Médio nas Escolas Estaduais – ProMédio, o RN conta com 63 unidades de ensino que oferecem o ensino médio integrado ao ensino técnico, sendo 55 escolas e 7 centros, totalizando 6500 vagas para a Educação Profissional.
Até o final do ano, mais três novos centros estarão prontos e farão parte da rede de ensino técnico do RN. Um desses novos centros será o segundo da cidade de Natal, localizado no bairro Parque dos Coqueiros. Com as obras adiantadas, a centro será finalizado no mês de julho. Os outros dois centros serão localizados nas cidades de Macaíba e Assu.
Os estudantes que concluírem o ensino fundamental e tiverem interesse nesse tipo de ensino poderão escolher entre 12 cursos diferentes, através das plataformas digitais de matrícula, no site SigEduc (www.sigeduc.rn.gov.br) ou através do aplicativo Matrícula Escolar RN (disponível no Google Play) até o dia 9 de fevereiro.
Os cursos, que tem duração de 4 anos, são integrados ao ensino médio, o que significa que, além do diploma do ensino médio, os estudantes concluintes recebem também um certificado de conclusão da formação técnica.
Seja o primeiro a comentar on "Educação Profissional do RN forma mais de 200 alunos"