Doação de órgãos no Hospital de Emergência e Trauma amplia marca de transplantes na Paraíba

Duas doações de órgãos em menos de 24 horas resultam em avanço no número de transplantes

Da Redação

João Pessoa, 18 de novembro de 2023 – Na manhã da última sexta-feira (17), o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, testemunhou um gesto de generosidade com a doação de órgãos por um homem de 27 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um ferimento por arma de fogo. O ato resultou na doação de fígado para um receptor paraibano, rins encaminhados para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, e córneas, destinadas à avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

Outra doação foi registrada na tarde da quinta-feira (16) no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes, anunciou que essa última doação coloca a Paraíba além do número de doações efetivas registradas em 2022. “Em 2023, alcançamos 35 doações efetivas, ultrapassando o total registrado no ano anterior. Estamos felizes em saber que esse dado significa mais saúde e qualidade de vida para pessoas que deixaram a lista de espera por um transplante, graças ao ‘sim’ de cada família doadora,” comemorou.

Neste ano, a Paraíba registrou 220 transplantes de órgãos e tecidos, abrangendo 161 de córneas, sete de coração, 24 de rim, 24 de fígado e quatro de medula óssea. Entretanto, ainda há 505 paraibanos aguardando na lista de espera por um procedimento de transplante.

Seja o primeiro a comentar on "Doação de órgãos no Hospital de Emergência e Trauma amplia marca de transplantes na Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*