Jornalistas da emissora revelam situação preocupante que tem gerado discussões nas redes sociais
Da Redação
O programa “Tá na Hora”, transmitido pelo SBT, trouxe à tona uma denúncia que tem gerado repercussão nesta terça-feira (7). Os jornalistas Marcão do Povo e Márcia Dantas divulgaram exclusivamente que caminhoneiros que transportavam doações para as vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul estão enfrentando multas ao chegarem no estado. (Vídeo no final da matéria).
Durante a transmissão, a repórter destacou: “A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] estaria barrando caminhões da Defesa Civil, com ajuda humanitária, porque não têm nota fiscal e está um pouco acima do peso”.
Segundo a reportagem, os caminhoneiros, além de serem notificados, estão recebendo multas. O programa flagrou diversos veículos parados nas fiscalizações, o que tem atrasado a entrega dos suprimentos essenciais para a população afetada pelas enchentes.
“Eu fico emocionado, pois estamos passando por um dos momentos mais difíceis, uma das maiores catástrofes da história do país. O povo sofrendo, morrendo, sem ter o que comer. O Brasil mobilizado e alguns caminhões multados porque não têm nota fiscal. Uma situação realmente triste”, disse Marcão do Povo.
Na última segunda-feira (6), Márcia Dantas viajou até Florianópolis, em Santa Catarina, para dar continuidade à cobertura de carro.
“O caminho vai ser longo, mas acreditamos que o jornalismo é essencial neste momento, na cobertura dessas tragédias. Também para alertar a população para, nos próximos eventos climáticos, as pessoas pensarem melhor em alternativas e cobrarem o poder público”, escreveu ela em suas redes sociais.
Márcia ressaltou ainda a importância de relatar os fatos: “Esse é o papel do jornalismo. Fico muito feliz por ter sido escolhida pelo SBT para fazer essa cobertura, porque sei o quão importante é estar lá, vivendo esse momento e transmitindo todas as informações para a população”.
Recentemente, o governo do Rio Grande do Sul desmentiu informações que circulavam nas redes sociais sobre obstáculos impostos à recepção de doações. Um comunicado oficial afirmou que não estão sendo exigidas notas fiscais para as doações e que os rumores sobre a multa de veículos de apoio às operações de resgate são falsos.
Em uma nota enviada à apresentadora Márcia Dantas, a ANTT declarou que não está retendo veículos com doações e que os motoristas não serão multados se estiverem prestando ajuda em situações de emergência. Qualquer multa aplicada nessas circunstâncias será cancelada.
Veja o vídeo:
Seja o primeiro a comentar on "Denúncia do SBT mostra caminhoneiros que transportam doações sendo multados no Rio Grande do Sul"