Lula enfatizou a necessidade de uma investigação completa envolvendo todos os envolvidos e ressaltou que o dia 8 de janeiro não teria ocorrido sem a participação de Bolsonaro
Da Redação
O presidente Lula (PT) expressou sua satisfação durante entrevista à Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (8) em relação à operação da Polícia Federal que mira ex-ministros, ex-assessores e militares próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu adversário político.
A ação policial faz parte de uma investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito, ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023.
Lula enfatizou a necessidade de uma investigação completa envolvendo todos os envolvidos e ressaltou que o evento do dia 8 de janeiro não teria ocorrido sem a participação de Bolsonaro.
“Tem muita gente envolvida, acho que tem muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve uma tentativa de golpe, uma política de desrespeito à democracia, houve a tentativa de destruir uma coisa que nós construímos há tantos anos, que é o processo democrático”, afirmou Lula.
Ele continuou cobrando transparência nas investigações: “E essa gente tem que ser investigada. Nós queremos saber quem é que financiou, quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos, para que a gente nunca mais permita que aconteça o ato que aconteceu no dia 8 de janeiro.”
Por fim, o ex-presidente enfatizou a importância do respeito ao processo democrático: “As pessoas precisam aprender: eleição democrática a gente perde e a gente ganha. Quando a gente perde a gente lamenta, quando a gente ganha a gente toma posse e governa o país.”
Lula concluiu expressando sua expectativa por um desfecho rápido das investigações: “Eu espero que no tempo mais rápido possível a gente possa ter um resultado do que foi que verdadeiramente aconteceu no Brasil.”
Seja o primeiro a comentar on "Democracia: Presidente Lula comemora ação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro e militares"