De piloto de avião a psicanalista: como o autoconhecimento transformou a vida de Joseana Sousa

Joseana Sousa

Depois de se tornar a 1ª mulher piloto de avião formada pelo Maranhão, empresária descobriu a paixão pela psicanálise e hoje auxilia mulheres pelo mundo afora

Em uma perfeita metáfora, um furacão remete a inúmeras mudanças em histórias de vida inspiradoras. Exemplo disso, é a trajetória de sucesso da psicanalista e mentora Joseana Sousa, 36 anos, que passou por uma série de transformações ao longo de sua infância e adolescência, para descobrir sua paixão pela psicanálise e pelo desenvolvimento da inteligência emocional.

Natural de São Domingos do Maranhão, no interior do Maranhão, ainda bebê, Joseana foi dada a adoção pelo pai biológico aos 3 meses de idade. Acolhida por uma nova família, viu o pai adotivo deixar a casa quando tinha apenas 7 anos e se viu sozinha novamente ao perder a mãe aos 15 e o irmão adotivo aos 17. Sem nenhuma estrutura familiar por perto, a adolescente resolveu trilhar o próprio caminho com apenas 50 reais no bolso para tentar a vida na capital maranhense.

Partiu apenas com o sonho de voar, a essa altura trabalhando como vendedora numa concessionária da Suzuki motos, mal tinha dinheiro para se sustentar, mas mantinha vivo o desejo ardente de ganhar asas, estava frequentemente no aeroclube para alimentar seu sonho.

“Nessa época que fui morar em São Paulo, já trabalhando como comissária numa companhia aérea para financiar as horas de voo, fazia instrução em Bragança Paulista, mas voava muito pouco. Em 6 meses eu voei só 9 horas, então, voltei para São Luís onde em 30 dias eu conseguia voar mais de 40 horas”, lembra. Mas entre essas idas e vindas, Joseana conseguiu se formar em ciência aeronáutica e se tornou a 1ª piloto mulher do Estado do Maranhão e continua sendo a única até os dias de hoje.

Para ter uma entrada ainda maior nesse mercado, Joseana também se formou em comissária de bordo, em Belo Horizonte, e conseguiu levar o curso para São Luís, já que não existia nessa época. Por lá, foi coordenadora do conteúdo e esteve à frente de outras disciplinas, como de emergências a bordo, regulamentação da profissão, e gestão de crise (CRM).

Mas foi por meio de um trabalho social em Moçambique, na África, que Joseana, literalmente, se apaixonou pelas pessoas. “Eu não queria saber de pessoas, eu queria saber de máquinas. Diante de muita coisa que eu vivi e sofri, durante esses anos com um furacão na minha vida, eu só queria saber de aviões, mas essa temporada naquele país mudou minha forma de ver o mundo. Todas aquelas pessoas que sofrem por doenças, pela fome e estavam mesmo assim sorrindo para a vida, me virou uma chave para começar a estudar sobre o comportamento da mente humana, comecei por Psicanálise Clínica”, reforça a empresária.

De volta ao Brasil, se dedicou aos estudos e atualmente, com mais de 11 formações na área e 3 pós-graduações, Joseana é psicanalista, especialista em desenvolvimento humano, mentora, hipnoterapeuta e consteladora sistêmica familiar. Mãe de duas meninas, Vitória e Alice, ainda é escritora do livro “Caixa Preta: os acidentes que mudaram a trajetória de uma vida!”, obra que associa sua carreira e a psicanálise, fazendo uma alusão à mente inconsciente e a caixa preta de uma aeronave.

“O nome remete a mente inconsciente, que é a nossa verdadeira caixa preta, onde guardamos todas nossas memórias da gestação até aqui e, a caixa preta de um avião, que quando acontece um acidente, por exemplo, buscamos as informações lá”, reforça Joseana. “Em paralelo, hoje, auxilio mulheres com minhas mentorias e palestras. Meu objetivo é que elas encontrem a felicidade dentro de si. Por inúmeros caminhos que existem na história de cada uma”, finaliza.

Sobre Joseana Sousa
Joseana Sousa (@joseanasousa) – Psicanalista, especialista em desenvolvimento humano e mentora com 36 anos, Joseana é natural do Maranhão e descobriu sua paixão pela psicanálise depois de passar por uma série de transformações em sua vida pessoal. Mãe empreendedora, a palestrante também é hipnoterapeuta e consteladora sistêmica familiar. Como grande destaque em sua trajetória, Joseana também não esconde sua paixão por aviões. É formada em ciência aeronáutica e foi a primeira mulher piloto maranhense, que depois de iniciar um processo de autoconhecimento, lançou seu primeiro livro ‘Caixa Preta’, onde conta sobre os ‘acidentes’ que mudaram a trajetória de sua vida e inspira os leitores a seguirem o caminho do autoconhecimento.

Seja o primeiro a comentar on "De piloto de avião a psicanalista: como o autoconhecimento transformou a vida de Joseana Sousa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*