De Pernambuco à São Luís: como se preparar para a Iron Macho, a maior kite trip do mundo

Veja dicas essenciais para velejar com segurança nesta viagem de 27 dias pelo Nordeste brasileiro

A 9ª edição do Iron Macho, a maior kite trip em extensão do mundo, acontecerá de 4 a 30 de setembro de 2023. Ao longo deste período, os participantes percorrerão mais de 1.700 km, abrangendo seis Estados do Nordeste: começando em Pernambuco e passando pela Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, até finalizar no Maranhão. Velejar por extensas distâncias ao longo de vários dias é um desafio que demanda preparação física, técnica e mental.  

Os kitesurfistas enfrentarão uma variedade de ventos, cada qual com sua posição, formato e intensidade – fatores que influenciam diretamente sua velocidade e performance no esporte. Para garantir uma experiência tranquila e segura, Antônio Marques Filho, idealizador da kite trip, compartilha algumas dicas essenciais para aqueles que pretendem se aventurar na Iron Macho.

Antes de embarcar nesta jornada, Marques recomenda aos kitesurfistas a prática do downwind – um esporte que consiste em navegar, velejar ou mesmo remar a favor do vento – pelo menos uma vez na semana e que consigam velejar por duas horas ou o equivalente a 30 km de distância. Ele também ressalta a importância de dominar as técnicas básicas para garantir segurança, evitar quedas e economizar energia. Estas práticas, além de aumentarem a resistência física e mental, irão ajudar o corpo a se acostumar com as condições que o atleta encontrará durante o percurso. “Quanto mais você praticar e expor seu corpo ao downwind, mais rapidamente se adaptará a velejar sem dor ou desconforto”, esclarece Marques. 

Quanto aos equipamentos, a orientação do idealizador da Iron Macho é alugar ou adquirir um kite de tamanho menor, especialmente para Jericoacoara, e contar com três pipas essenciais nos tamanhos 7, 9 e 12. A hidratação, imprescindível na viagem, já está inclusa no pacote da Iron Macho, que disponibilizará água, sucos e frutas. Ao longo das praias, haverá pitstops estratégicos de descanso e alimentação. Nestes locais, os chamados Iron Points, com infraestrutura de apoio, serão fornecidos barras de cereais, rapadura com castanhas e outros itens para renovar as energias dos atletas. 

“Estamos com muitas expectativas para a 9ª edição da trip. Os preparativos são intensos e revelam o cuidado que temos com o bem-estar e a segurança dos participantes”, aponta Marques. Este ano, o evento conta com quatro patrocinadores. São eles: Rosa V, UGo, WindBra, e Agência PUB. “É com a confiança e o apoio do time excepcional de patrocinadores que tornamos a viagem ainda mais imperdível”, ele destaca, ressaltando que o evento contribui para o desenvolvimento turístico das cidades percorridas pela kitetrip, movimentando a economia local, e promovendo o respeito ao meio ambiente. As inscrições para a Iron Macho 2023 estão abertas e as vagas são limitadas. Saiba mais em ironmacho.com.br

Sobre Iron Macho 

A equipe cearense especializada em kiteturismo, há 10 anos no mercado, incorpora, desde o nome da empresa, o orgulho de seu estado natal. Responsável pela maior kite trip em extensão do mundo, que em 2023 chega à sua 9ª edição, a Iron Macho oferece estrutura completa para o desafio de percorrer quase dois mil quilômetros em praias do nordeste brasileiro. A aventura já reuniu mais de 2.500 kitesurfistas de 44 países diferentes, sem contar a massiva presença de brasileiros oriundos de mais de 18 estados.  
ironmacho.com.br 
@ironmacho.kitetrip  

Seja o primeiro a comentar on "De Pernambuco à São Luís: como se preparar para a Iron Macho, a maior kite trip do mundo"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*