De autoria do deputado Michel Henrique, ALPB aprova criação da área de Proteção ao Ciclista de Competição, na Paraíba

A área compreende o trecho da PB-008 Sul, do KM 0, entre a Estação Ciência e o KM 6 no Centro de Convenções de João Pessoa

A Paraíba vai ganhar uma área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), através da iniciativa do deputado Michel Henrique (Republicanos). O projeto do parlamentar que também é praticante de ciclismo, garante a segurança dos atletas na Paraíba e foi aprovada por unanimidade durante sessão nesta terça-feira (23).

De acordo com o texto do projeto, será criada a Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), no trecho da PB-008 Sul, do KM 0, entre a Estação Ciência e o KM 6 no Centro de Convenções de João Pessoa, perfazendo um total de ida e volta de aproximadamente 12km.

O espaço deverá ter trechos com no mínimo mil e quinhentos metros lineares em cada sentido, totalizando uma volta de aproximadamente três mil metros lineares.

As áreas destinadas como APCC, devem estar devidamente iluminadas, bem como receber sinalização indicativa, vertical e horizontal, informando a existência da área, devendo todas as autoridades locais estarem cientes e informadas oficialmente da criação. Também deverá ter a atenção especial das autoridades de monitoramento das rodovias sobre a aplicação da legislação relativa ao tráfego de bicicletas na via e de garantia à segurança dos ciclistas.

Contará ainda com mecanismos de acessibilidade para a prática desportiva por Pessoas com Deficiência – PCD. Além disso, essa é a primeira APCC e outras áreas deverão ser criadas em demais municípios paraibanos.

“A APCC vai garantir mais segurança para todos e evitar acidentes iguais aos que vemos quase diariamente envolvendo ciclistas em treinamento, dentro ou nas proximidades das cidades, inclusive em rodovias.

A intenção é que o local seja um espaço para prática de atividades esportivas e atender a todos que buscam segurança para praticar a corrida e o ciclismo em geral. Esse poder da operacionalização do trânsito não é da iniciativa privada, não é dos ciclistas. Se uma cidade quer prezar pela integridade física dos ciclistas de competição, o poder público tem de se fazer presente, sim, é só ter vontade, é só querer”, pontuou o autor do projeto, Michel Henrique.

Após a aprovação, o próximo passo é aguardar que o governador sancione ou não o projeto.

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