CRN-1 tem a eleição mais disputada da história

Nutricionistas elegem em setembro a nova diretoria da entidade, que representa a categoria nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Chapa 2, intitulada “Novos Desafios”, é tida como uma das favoritas para assumir o mandato, que vai de 2019 a 2022

O Conselho Regional de Nutricionistas – Região 1 (CRN-1), que representa a classe de nutricionistas do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, está com eleição marcada para os dias 6, 7 e 8 de setembro. O objetivo é eleger a nova diretoria da entidade, pelo período de outubro de 2019 a setembro de 2022.

Ao todo, foram inscritas quatro chapas, configurando a eleição mais disputada até hoje no órgão, que responde por mais de 11 mil nutricionistas, técnicos em Nutrição e Dietética (profissionais que normalmente trabalham em hospitais, cozinhas e refeitórios, auxiliando nutricionistas). Pelo estatuto da entidade, no entanto, técnicos não têm direito a voto.

Realizada de forma digital, no site do CRN-1 (www.crn1.org.br), a eleição promete movimentar a categoria nos próximos meses. Entre as que disputam o pleito, que pela terceira vez acontece totalmente pela internet, está a chapa “Novos Desafios”, liderada pela nutricionista Simone Cunha, que já participou de duas gestões do CRN-1 – uma como coordenadora de Comunicação, entre 2004 e 2007; e outra como presidente, entre 2007 e 2010.

Experiência e diversidade – Aclamada como uma das chapas mais fortes desta eleição, a “Novos Desafios” conta com 18 integrantes, todos profissionais com muita experiência de mercado, nas diversas áreas dentro da Nutrição. “Temos em nossa chapa coordenadores de cursos de Nutrição em universidades públicas e privadas, professores, consultores do Sebrae, nutricionistas hospitalares, profissionais que atuam com consultórios clínicos, Nutrição Esportiva, Bariátrica, restaurantes de auto serviço, terceirizados e comerciais, além de Nutrição Escolar (PNAE) e nutricionistas que já foram técnicos de Nutrição e Dietética. Em resumo, somos a chapa mais diversificada deste pleito”, explica Simone Cunha.

De acordo com Simone Cunha, a chapa “Novos Desafios” é formada por  pessoas  que acreditam que a Nutrição mudou e que as entidades de classe precisam acompanhar esta mudança. “Grande parte dos profissionais do mercado hoje é das gerações Z e Y, ou seja, já nasceu tecnológica. Isso implica numa necessidade urgente de mudança na forma de se comunicar com este público. Outro ponto é a condução impositiva e pouco colaborativa da atual gestão, que tem fechado portas e impedido de avançarmos sob alguns aspectos”, pontua.

Sobre Simone Cunha – Nutricionista formada pela Universidade de Brasília, em 1996; graduada em Educação Física, pela Dom Bosco – UCB, em 1992, Simone Cunha participou de duas gestões do CRN-1, tendo sido presidente do órgão de 2007 a 2010.  Reativou a Associação de Nutrição DF (ANDF), que ficou parada por mais de dez anos; e depois foi presidente da ANDF nos mandatos de 2011 a 2014; e de 2014 a 2019. Organizou o Congresso Brasileiro de Nutrição – CONBRAN 2018, o maior congresso de Nutrição do Brasil, com quatro mil participantes, em Brasília, no ano passado. É sócia gerente da SM Nutrição e Fitness e representante da VP Centro de Ensino em Nutrição Funcional, em Brasília. Foi nutricionista do SESI/DF, Hospital Daher, Restaurante da Presidência da República, pela empresa Coral, e atende em consultório desde 2000.

Sobre a Chapa Novos Desafios – A  chapa “Novos  Desafios”  acredita  que  é necessário  fazer ações para combater o exercício ilegal da profissão em defesa da sociedade. A chapa defende, ainda, que é necessário estabelecer e melhorar o canal de comunicação entre o conselho, os profissionais e a sociedade, dando visibilidade às ações realizadas pelo CRN-1.

Sobre o CRN-1 – O Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região (CRN-1) tem como missão contribuir para a saúde da população por meio do exercício profissional ético de nutricionistas e técnicos em nutrição habilitados. Com sede em Brasília, o órgão conta com unidades em Tocantins, Mato Grosso e Goiás.

Principais projetos da Chapa 2 – Novos Desafios:

·         Fazer ações para combater o exercício ilegal da profissão em defesa da sociedade;

·         Dar continuidade aos projetos já realizados pela gestão atual;

·         Dar visibilidade às ações realizadas pelo CRN-1;

·         Demonstrar por meio de números e relatórios, a transparência das ações de fiscalização;

·         Estabelecer e melhorar o canal de comunicação entre o conselho e os profissionais;

·         Realização de ações de fiscalização preventivas, visando a aproximação com os profissionais de forma empática;D

·         Divulgar horário de plantão de conselheiros, com canal simples de comunicação – whatsapp ou email;

·         Melhorar a recepção dos recém-formados, criando ebooks, seminários, workshop de apoio e boas-vindas aos futuros profissionais;

·         Intensificar o elo com a IES e outras entidades de classe para melhorar o debate e a integração ensino-pesquisa-extensão;

·         Planejar visitas itinerantes para tirar dúvidas e fazer orientação aos nutricionistas e técnicos em todos os estados da jurisdição;

·         Articular juntos às secretarias de Saúde e de Educação que sejam revistos os números de profissionais, devido ao aumento de demanda por nutricionistas;

·         12-      Apoiar ações de segurança alimentar e nutricional e de garantia do direito humano à alimentação adequada e sustentável.

Chapas Inscritas na Eleição do CRN-1:

Chapa 1 – Somos todos um

Chapa 2 – Novos Desafios

Chapa 3 – CRN me representa

Chapa 4 – Valorização e Proteção

Integrantes da Chapa 2 – Novos Desafios

Membros Efetivos: Simone da Cunha Rocha Santos, CRN/1 nº 1566; Denise Samari Silva Pelles, CRN/1 nº 1415; Ana Cristina Lima Neves, CRN /1 nº 10135; Ana Nery Brigagão, CRN /1 nº 1638; Renato Pinheiro da Costa, CRN /1 nº 11503; Ariandeny Silva de Souza Furtado, CRN /1 nº 5000; Maria Rosa Rodrigues Marino Cruzeiro, CRN /1 nº 5043; Tania Quintella Santos, CRN /1 nº 1814; Tatiana Evangelista da Silva Rocha, CRN /1 nº 3761 membro titulares e membros suplentes: Ana Flávia de Rezende Gomes Maximo, CRN/1 nº 1557; Patrícia dos Santos do Amaral, CRN/1 nº 8955; Priscila da Rocha Santos Queiroz Oliveira, CRN/1 nº 6068; Danielle Rondon Giovanella Ruiz, CRN/1 nº 1116; Marjorie Lima Brito, CRN/1 nº 3766;Thaliane Tereza Araujo Dias, CRN/1 nº 6193; Danielle Luz gonçalves, CRN/1 nº 1682; Gabriela Silva Teles, CRN/1 nº 8887; Diana Rocha de Oliveira Junqueira, CRN/1 nº 11773.

Seja o primeiro a comentar on "CRN-1 tem a eleição mais disputada da história"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*