Crianças e adolescentes da PB não completam esquema vacinal contra dengue, aponta Ministério da Saúde

De acordo com os dados, apenas 23% do público-alvo recebeu a segunda dose da vacina, apesar da necessidade de completar o esquema vacinal em duas doses

Da Redação

Quase 80% das crianças e adolescentes da Paraíba, foco da campanha de vacinação contra a dengue, não completaram o esquema vacinal, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Das 82,8 mil doses distribuídas aos municípios, apenas 41,2 mil primeiras doses foram aplicadas, e pouco mais de 9,4 mil pessoas retornaram para a segunda dose. Isso representa apenas 23% do público-alvo com o esquema vacinal completo.

O esquema vacinal exige um intervalo de três meses entre as doses, e o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de acompanhar a caderneta de vacinação para garantir a proteção completa. A vacina, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que apresentam alto risco de hospitalização por dengue, juntamente com idosos, que ainda não foram incluídos no público-alvo da vacinação.

A vacina foi distribuída para regiões de saúde em municípios com mais de 100 mil habitantes e que registraram alta transmissão da dengue nos últimos dez anos, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI).

Além da vacinação, o Ministério da Saúde reforça a importância das medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, como a remoção de criadouros, o uso de repelentes e a vedação de reservatórios de água, pois a vacina ainda não é suficiente para conter a demanda do país devido à capacidade limitada de produção do imunizante.

Seja o primeiro a comentar on "Crianças e adolescentes da PB não completam esquema vacinal contra dengue, aponta Ministério da Saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*