Mesmo com provas, Conselho de Ética arquivou o processo contra o deputado André Janones. Após a votação, o ambiente esquentou no plenário, com troca de empurrões entre Janones e deputados da oposição
Da Redação
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar, nesta quarta-feira (5), por 12 votos a 5, o processo disciplinar contra o deputado André Janones (Avante-MG), acusado de participação em um suposto esquema de desvio de recursos públicos do gabinete parlamentar, conhecido como “rachadinha”.
Após a votação, o ambiente esquentou no plenário, com troca de empurrões entre Janones e deputados da oposição. A situação exigiu a intervenção da Polícia Legislativa, que escoltou Janones até a saída do plenário. O deputado federal paraibano Cabo Gilberto precisou intervir fisicamente, colocando Janones em uma gravata para evitar uma briga com Nikolas Ferreira.
A denúncia contra Janones, apresentada pelo PL, pedia sua cassação por uma possível quebra de decoro parlamentar. No documento que deu origem ao processo, aberto em dezembro passado, a sigla descreveu a prática atribuída ao deputado como “repulsiva” e “eticamente deplorável”.
Com o arquivamento do processo, Janones evita uma sanção que poderia resultar em sua cassação, mas o episódio deixou marcas no clima político da Câmara, evidenciando as tensões e conflitos internos entre os parlamentares.4o
Seja o primeiro a comentar on "Conselho de Ética arquiva processo contra Janones; Cabo Gilberto evita briga generalizada na Câmara"