Autoridades sanitárias e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) iniciaram, nessa quinta-feira (30), a mobilização para a campanha de combate à febre aftosa no Rio Grande do Sul. A reunião serviu para traçar estratégias da campanha e discutir o panorama de combate ao vírus no estado. A primeira etapa da vacinação começa em 1º de maio.
O assessor técnico da Seapi Fernando Groff alerta que é fundamental os criadores começarem a se organizar e atualizar o cadastro do rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no estado até o dia 31 de maio em cerca de 330 mil propriedades rurais”, informa.
Ele explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas na secretaria. “Após a imunização, o produtor precisa comprovar na inspetoria, apresentando nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”, acrescenta.
O secretário Ernani Polo destaca a importância da vacinação para garantir o status sanitário do Rio Grande do Sul. O último caso registrado da doença foi em 2001.
Seja o primeiro a comentar on "Começa mobilização para vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul"