Começa a implantação de últimas vigas do monotrilho na Zona Leste

Com as duas últimas vigas-guia de concreto no lugar, obra do monotrilho conclui etapa importante do processo de implantação

 

O Metrô conclui o lançamento das vigas-guia da linha 15-Prata. Com essa espécie de trilho de concreto entregue, toda a via do monotrilho estará implantada. É um importante passo para o avanço de mais etapa rumo ao funcionamento da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus.

“É uma grande obra, importante para a zona leste de São Paulo, com um transporte de alta capacidade”, comentou o governador Geraldo Alckmin, que acompanhou a entrega na manhã desta quinta-feira (21).

Alckmin ainda enalteceu o aspecto visual que a obra ofereceu à região: “Destaco a valorização e a qualidade de vida para a região. Muita gente tinha a preocupação de que fosse se deteriorar por onde o monotrilho passa. Ao contrário, o projeto apresenta um paisagismo belíssimo, ciclovia e bicicletário nas estações, o que revitaliza toda a região.

A operação conta agora com 1.706 funcionários trabalhando nas oito estações e a expectativa é entregar todas as vigas implantadas em março do ano que vem. Atualmente o trecho Vila Prudente-Oratório já atende 17 mil passageiros por dia. Esse número deve subir para 300 mil quando todas estas estações estiverem operando.

As duas últimas vigas estão sendo instaladas na chegada à futura estação São Mateus, sobre a avenida Sapopemba. Elas vão compor o chamado “track switch” que atua movimentando as vigas, permitindo que o trem mude de uma via para outra.

Ao todo, o trecho Vila Prudente-São Mateus tem 868 vigas-guia ao longo de 13 quilômetros, além de outras 256 que compõem o pátio Oratório, totalizando 1.124 unidades. Cada viga tem, em média, 30 metros de comprimento, 70 centímetros de largura e pesa 70 toneladas.

Agora, os trabalhos estão concentrados na construção simultânea de oito estações. Essas obras são do trecho prioritário da linha, que vai de Vila Prudente a São Mateus, com dez estações, um pátio de manutenção e 13 quilômetros de extensão. O trecho atenderá mais de 300 mil pessoas por dia, utilizando 27 trens.

O primeiro trecho, com duas estações e 2,3 km entre Vila Prudente e Oratório, já foi concluído e opera desde 2014, permitindo a integração gratuita com a linha 2-Verde e proporcionando o acesso a uma rede de 339 km de trilhos, em 22 municípios, por uma única tarifa.

Já o segundo trecho inclui outros 10,7 km de vias elevadas e oito estações com previsão de entrega no primeiro semestre de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

 

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