Cobertura vacinal em Campina Grande aumenta com participação em projeto do Unicef e esforços municipais

Projeto de Busca Ativa Vacinal do Unicef e estratégias do Ministério da Saúde impulsionam avanço nas taxas de imunização de crianças até 2 anos na cidade

Da Redação

A Prefeitura de Campina Grande registrou um aumento significativo nas coberturas vacinais para a maioria das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) até o segundo ano de vida. Esse avanço é atribuído à participação da cidade no projeto piloto do Unicef, Busca Ativa Vacinal, e à implementação de metodologias adotadas pelo Ministério da Saúde.

A gestão municipal destacou a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, especialmente agentes comunitários, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e a equipe de apoio, além das parcerias com as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, fundamentais para o sucesso das campanhas de vacinação.

Samira Luna, coordenadora de Imunização de Campina Grande, agradeceu também à imprensa local pelo apoio na divulgação das ações e aos pais que levaram seus filhos para vacinar. Entre os resultados, a cobertura da vacina BCG passou de 82,52% para 86,31%, e a DTP para menores de 1 ano aumentou de 67,32% para 91,35%. Em alguns casos, como na Meningo C, a cobertura vacinal superou 100%.

Apesar dos avanços, a Secretaria de Saúde reforça que o objetivo é alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal, e convida a população que ainda não atualizou a caderneta de vacinação a procurar os postos de saúde, reafirmando a segurança e eficácia das vacinas.

Seja o primeiro a comentar on "Cobertura vacinal em Campina Grande aumenta com participação em projeto do Unicef e esforços municipais"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*