Caso Padre Zé: TCE-PB inicia inspeções em secretarias do governo por transferências ao Instituto São José

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba investigará uso de recursos públicos em convênios com instituição suspeita de desvio de verbas

Da Redação

João Pessoa, 23 de novembro de 2023 – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) anunciou a instauração de inspeções especiais em diversas secretarias do estado e da prefeitura de João Pessoa. O foco das inspeções é a análise das transferências de recursos públicos ao Instituto São José, entidade mantenedora do Hospital Padre Zé. O ex-diretor da unidade hospitalar, padre Egídio de Carvalho Neto, está sendo investigado por suspeita de desvio de até R$ 140 milhões.

O presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, informou que as inspeções foram determinadas após a elaboração de um relatório de inteligência, que aponta irregularidades em convênios firmados entre as secretarias e o Instituto São José. Segundo Diniz, há indícios de que os recursos, que deveriam ser destinados para ações sociais, foram desviados para outros fins.

A decisão do TCE-PB ocorre no contexto da Operação Indignus, que investiga o suposto desvio de verbas no Hospital Padre Zé. Padre Egídio de Carvalho, juntamente com outras duas ex-diretoras do hospital, foi preso na segunda fase da operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba.

As inspeções buscarão esclarecer a real destinação dos fundos e as responsabilidades pelas irregularidades detectadas.

Seja o primeiro a comentar on "Caso Padre Zé: TCE-PB inicia inspeções em secretarias do governo por transferências ao Instituto São José"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*