Prazo para pedido de reembolso vai até 7 de julho; provas remarcadas para 18 de agosto devido a calamidade pública no Rio Grande do Sul
Da Redação
Os candidatos inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU) que desejam desistir de participar poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição até este domingo (7). A medida foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta quinta-feira (4), em Brasília.
Como solicitar o reembolso: O pedido de reembolso deve ser feito online, diretamente na plataforma do concurso, e resultará no cancelamento da participação nas provas, que foram remarcadas para 18 de agosto devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, causada pelas enchentes.
“A partir de amanhã [sexta-feira] até domingo, o pedido de devolução da taxa de cancelamento da inscrição estará disponível e pode ser feito no próprio sistema de inscrição. Qualquer candidato, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição e não puder fazer a prova na nova data, poderá pedir a devolução”, disse a ministra.
Condições de reembolso: As regras do processo de solicitação para o reembolso do valor serão divulgadas em edição extra do Diário Oficial da União. As taxas de inscrição são de R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para cargos de nível superior.
Mudança de local de prova: Outra mudança anunciada é que candidatos residentes no Rio Grande do Sul que fariam as provas em outros estados, ou candidatos de outros estados que fariam prova no Rio Grande do Sul, poderão solicitar a alteração da cidade de realização das provas. O prazo para esses pedidos também vai até domingo.
Novo cronograma: O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou um novo cronograma para o concurso:
- 5 a 7 de julho: Prazo para solicitação de devolução da taxa de inscrição.
- 5 a 7 de julho: Prazo para candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados e vice-versa solicitarem alteração do local de prova.
- 7 de agosto: Disponibilização dos cartões de confirmação de inscrição, com local de prova.
- 18 de agosto: Aplicação das provas em 26 estados mais o Distrito Federal.
- 18 de agosto, após às 20h: Divulgação dos cadernos de provas em PDFs.
- 20 de agosto: Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
- 20 e 21 de agosto: Prazo para recursos quanto às questões formuladas nas provas e/ou aos gabaritos divulgados.
- 10 de setembro: Disponibilização da imagem do cartão-resposta.
- 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva.
- 21 de novembro: Divulgação final dos resultados.
- Janeiro 2025: Início da convocação para posse e cursos de formação, quando o cargo prever.
Essa iniciativa visa garantir a transparência e a justiça no processo seletivo, proporcionando alternativas aos candidatos afetados pelas mudanças no cronograma e pela situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Seja o primeiro a comentar on "Candidatos do Concurso Nacional Público Unificado podem solicitar devolução da taxa de inscrição até hoje"