O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) realizou nesta quarta (24), a primeira fase do Processo Seletivo 2018 do curso de Bacharelado em Música. Os candidatos que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos três anos, foram submetidos a uma prova de redação. O resultado dessa avaliação vai definir os candidatos aptos para a segunda etapa do certame.
O tema da redação deste ano foi “Redes Sociais, Opinar é Preciso?”. O estudante Edivaldo Freitas, que tenta uma vaga para cursar Composição e Arranjo, achou o assunto bastante atual. “Foi um tema bastante amplo e que permite ao candidato desenvolver diversas linhas de pensamento. O tema faz a gente refletir sobre nossas ações na internet e nas redes sociais.”
A prova de redação iniciou às 9h, aplicada em duas sala do IECG, e teve duração de três horas. Dos 53 candidatos que tiveram as inscrições homologadas, vinte faltaram a essa primeira etapa.
O curso superior de música do IECG forma bachareis para atuar em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais de grande talento. “Nós procuramos oferecer excelência na formação do músico. O candidato que pleiteia uma vaga aqui tem de ter uma visão crítica a respeito da sua profissão, além de estar a par das possibilidades de atuação no mercado de trabalho e aberto para vivenciar as diversas experiências em relação à música e aàarte. Esse é o perfil que o Instituto Carlos Gomes espera de um aluno do Bacharelado em Música”, explica o diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade.
Ele ressalta também que, além de talento, o estudante precisa de dedicação. “O aluno vai precisar buscar conhecimento para melhor representar o Instituto Estadual Carlos Gomes, que sempre foi uma instituição que prezou pela excelência do ensino”, acrescentou o diretor.
A lista dos aprovados para a segunda etapa do processo seletivo será divulgada no dia 29 de janeiro, no site da Fundação Carlos Gomes (www.fcg.pa.gov.br).
A segunda etapa será nos dias 04 e 05 de fevereiro, com a aplicação das Provas Específicas de Música, em que são exigidos dos candidatos conhecimentos teóricos e práticos como solfejo, escala, execução, regência e apresentação de composições, entre outros.
Um aviso importante para os candidatos que pretendem obter classificação na primeira etapa do processo seletivo por meio do Enem. Eles deverão comparecer ao IECG até esta quinta-feira (25 de janeiro), na coordenação do Bacharelado, com os seguintes documentos: comprovante do resultado obtido no Enem a que se submeteu, comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, documento de identificação original e comprovante de confirmação da inscrição no processo seletivo do curso de Bacharelado em Música 2018.
Criação – O curso de Bacharelado em Música foi criado em abril de 1996 por meio de um convênio celebrado entre a Fundação Carlos Gomes (FCG) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em 2013, o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) foi autorizado a ofertar o Bacharelado de forma independente e recebeu a primeira turma oriunda de processo seletivo próprio em 2014. Além das três habilitações que já existiam (Canto Lírico, Instrumento e Composição e Arranjo), a partir de 2014 o curso também passou a ofertar vagas no curso de Regência de Bandas, único do Norte do Brasil e que tem como objetivo absorver jovens inseridos no contexto de bandas de música, uma forte tradição do Pará.
Bacharelado – O Bacharelado em Música é um curso superior com duração de quatro anos, que funciona no período noturno, nas dependências do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Compreende quatro Habilitações: Canto Lírico, Composição e Arranjo, Regência de Bandas e Instrumento (Piano, Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompa, Trombone, Trompete, Tuba, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violão e Percussão). Atualmente, o curso conta com 28 professores, entre eles nove docentes de renome nacional e internacional, que integram importantes instituições de ensino superior de música no Brasil.
Seja o primeiro a comentar on "Candidatos ao Bacharelado em Música do Carlos Gomes fazem prova de redação"