Iniciativas da Prefeitura buscam reforçar a aprendizagem de alunos com dificuldades e proporcionar atividades lúdicas e recreativas para crianças de 2 a 5 anos
Da Redação
Campina Grande (PB) – A Prefeitura de Campina Grande deu início nesta terça-feira (7) aos projetos Sem Tempo a Perder e Vem Brincar, com o objetivo de apoiar o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino e oferecer um espaço lúdico e seguro para crianças nas creches municipais. A medida busca atender a diferentes faixas etárias e oferecer suporte educacional durante o mês de janeiro.
O Sem Tempo a Perder, voltado para os estudantes da Rede Municipal que apresentaram dificuldades de aprendizagem em 2024, terá aulas até o dia 31 de janeiro. A iniciativa oferece reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, as aulas de Educação Física e Capoeira irão incluir atividades complementares de Educação Socioemocional e recreação, para promover o engajamento dos alunos e reduzir as defasagens de aprendizagem. A metodologia do projeto envolve atividades lúdicas e práticas, com acompanhamento em mini grupos e até individualizado, conforme a necessidade dos estudantes.
Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o projeto é uma forma de fortalecer a base educacional dos alunos e ajudar a suprir as lacunas do aprendizado do ano anterior, oferecendo uma base mais sólida para o novo ano letivo. “O objetivo é garantir que todos os estudantes avancem em suas habilidades e competências, preparando-os para o ano que se inicia”, destacou o secretário.
Já o Vem Brincar é voltado para as crianças de 2 a 5 anos que estão matriculadas nas creches municipais, oferecendo uma programação lúdica durante o mês de janeiro. O projeto atende cerca de 6 mil crianças de turmas de maternal I e II, além de Pré-I e Pré-II. Durante quatro semanas, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades recreativas e aprender brincando, como em uma colônia de férias. O projeto também busca oferecer tranquilidade aos pais, proporcionando um espaço seguro para deixar os filhos enquanto trabalham.
“Além do caráter pedagógico, o Vem Brincar também é uma opção que oferece apoio aos pais que não podem tirar férias no início do ano”, explicou Asfora Neto. O projeto oferece merenda de qualidade, aulas de práticas esportivas, como capoeira e karatê, além de atividades recreativas e culturais, como o xadrez, por meio do programa Jogada de Mestre.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, não apenas no período letivo, mas durante todo o ano, com ações que garantem educação, segurança e bem-estar.
Seja o primeiro a comentar on "Campina Grande inicia projetos “Sem Tempo a Perder” e “Vem Brincar” nas escolas e creches municipais"