Representantes das esferas municipal e federal se unem para ampliar estratégias de saúde pública, no Munícipio
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu equipes do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (18), para discutir os avanços e as novas estratégias na Atenção Primária à Saúde (APS) do município. Além disso, a reunião abordou temas como a ampliação da Estratégia Saúde da Família e a distribuição de medicamentos do Programa Farmácia Popular.
O encontro contou com a participação do secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Jr.; da titular das Superintendências Estaduais do Ministério da Saúde (SEMS), Joelma Greiey; da representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Geisa Dias; da também integrante da SAPS, Daniela Bima; e da representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Edjavane Rocha. Também estiveram presentes César Moreira, diretor da Atenção Básica da Saúde; o vereador Alexandre do Sindicato; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Carvalho.
Durante a reunião, foram apresentados os avanços de Campina Grande na Atenção Primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Recebemos mais uma vez a visita do Ministério da Saúde, especificamente da Secretaria Nacional de Atenção Primária, onde discutimos e mostramos os nossos avanços na atenção primária de Campina Grande, que vem contribuindo para melhor atender as pessoas na porta de entrada do SUS na cidade. Também tivemos a discussão sobre a distribuição de medicamentos nas Farmácias Populares, onde nós teremos esse ambiente para fazer a dispensação de medicamentos do SUS direto para as pessoas que utilizam o sistema público de saúde. Ficamos felizes com a ampliação dessas discussões, esses conhecimentos e trazendo benefícios para a cidade de Campina Grande”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Dunga Jr.
A representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Geisa Dias, destacou o comprometimento da gestão municipal com a ampliação das políticas de saúde. “Estivemos hoje em reunião abordando a ampliação da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Primária à Saúde como um todo. Hoje, a gente tem 100% dos remédios do Farmácia Popular gratuitos na nossa rede de saúde, e isso é uma obra que foi pensada e construída pela atenção primária. A gente vê que Campina Grande tem implementado isso, e nós ficamos muito felizes em chegar aqui e discutir política pública na Secretaria de Saúde”, salientou.
A reunião reforça a parceria entre a gestão municipal e o governo federal na busca por melhorias contínuas no atendimento à população, garantindo avanços na saúde pública e maior acesso a medicamentos gratuitos através do SUS.
Seja o primeiro a comentar on "Campina Grande e Ministério da Saúde discutem Atenção Primária e distribuição de medicamentos"