Campina Grande altera diretrizes de vacinação contra poliomielite, substituindo vacina oral pela inativada

As novas orientações da Secretaria Municipal de Saúde visam aumentar a segurança e eficácia na imunização infantil contra a poliomielite

Da Redação

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou mudanças importantes nas diretrizes de vacinação contra a poliomielite. A partir de agora, a vacina oral, conhecida como “vacina da gotinha”, será substituída pela vacina inativada (VIP), conforme as novas orientações do Ministério da Saúde.

Com a nova diretriz, o esquema vacinal contra a poliomielite será composto por três doses da vacina inativada, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por uma dose de reforço aos 15 meses.

A alteração no esquema de vacinação se deve ao fato de que a vacina oral é feita com vírus atenuados, o que proporciona uma proteção menor e pode apresentar um risco maior de efeitos adversos. Por outro lado, a vacina inativada é considerada mais segura e eficaz, oferecendo uma proteção mais ampla, incluindo os três tipos de vírus da poliomielite.

Para as crianças que já receberam a primeira dose de reforço com a vacina oral (VOP) entre 15 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, é necessário comparecer a uma unidade de saúde para receber a dose de reforço com a vacina inativada, garantindo uma proteção mais eficaz.

A mudança tem como objetivo reforçar a segurança e eficácia na luta contra a poliomielite, uma doença altamente contagiosa que pode causar paralisia e danos irreversíveis. A Secretaria de Saúde de Campina Grande enfatiza a importância da adesão à vacinação e a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado para proteger as crianças contra doenças preveníveis.

Os locais de vacinação incluem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Saúde, as Policlínicas, além do Terminal de Integração de Passageiros e a Casa da Vacina, situada no Hospital Municipal Pedro I.

Seja o primeiro a comentar on "Campina Grande altera diretrizes de vacinação contra poliomielite, substituindo vacina oral pela inativada"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*