Campeonato Paraibano 2024: definição das semifinais e despedidas

Resultados da última rodada moldam o cenário das semifinais; Campinense encerra temporada precocemente

Neste fim de semana, as emoções do futebol paraibano se concentraram na ultima rodada do Campeonato Paraibano Unipê 2024, onde tivemos a definição do G4 e times encerrando a temporada.

Em Patos, embate entre Nacional de Patos e CSP ocorreu no Estádio José Cavalcanti, situado no Sertão da Paraíba, durante a 9ª rodada do Campeonato Paraibano Unipê 2024. As duas agremiações adentraram o campo com chances mínimas de alcançar a semifinal do torneio estadual. No confronto, o Tigre prevaleceu, revertendo o placar e triunfando por 2 a 1. Contudo, esse desfecho não foi o bastante para garantir um lugar no G-4. Assim sendo, ambas as equipes se despediram da competição regional.

Já no Almeidão, ao vencer o São Paulo Crystal por 3 a 0, o Serra Branca garante sua primeira classificação nas semifinais do Campeonato Paraibano Unipê 2024. Além da vitória, o time alcança a segunda posição na tabela, beneficiado pela derrota do Botafogo-PB para o Atlético-PB. Os gols da partida, disputada na 9ª rodada no Estádio Almeidão, foram marcados por Histone e Uelber (2).

Somente o Serra Branca segue na competição. O Carcará do Cariri enfrentará o Botafogo-PB nas semifinais do Campeonato Paraibano 2024. Devido à conquista do segundo lugar, a partida de volta será realizada em Campina Grande, com o Serra Branca como mandante.

Por outro lado, o São Paulo Crystal encerra sua participação no estadual deste ano. O Carcará do Engenho foi rebaixado para a segunda divisão da competição.

No Marizão Sousa e Pombal empataram em 1 a 1. O gol inicial foi convertido por Diego Ceará, em cobrança de pênalti, para o Dino, no começo do primeiro tempo, enquanto Jardel, nos momentos finais da segunda etapa, igualou para o Carcará. Este resultado garantiu a classificação do Sousa para as semifinais, enquanto o Carcará do Sertão apenas cumpriu sua agenda.

Entretanto, uma possibilidade existe. Em 23 de fevereiro, o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) determinou a penalidade de 13 pontos ao Atlético-PB no Campeonato Paraibano Unipê. O tribunal considerou que o clube utilizou irregularmente o jogador Pedro Bahia em três jogos do torneio. Essa decisão acarretou na perda de 13 pontos para o Trovão Azul. Contudo, em caso de uma eventual apelação do clube ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva e a recuperação desses 13 pontos, o Pombal estará sujeito ao segundo rebaixamento.

Em Cajazeiras o Botafogo-PB sofreu uma derrota por 3 a 0 para o Atlético-PB. No confronto realizado no Perpetão, o Belo viu o Trovão Azul ser mais eficaz e construir o placar com certa facilidade. Além do revés, os botafoguenses foram ultrapassados pelo Serra Branca, que também venceu o São Paulo Crystal por 3 a 0. No entanto, o Botafogo-PB já estava previamente classificado e enfrentará o Serra na semifinal.

O Botafogo-PB encerrou a primeira fase na terceira posição, com 17 pontos, após conquistar cinco vitórias, dois empates e sofrer duas derrotas. Com isso, o Belo enfrentará o Serra Branca, que terminou na vice-liderança após vencer o São Paulo Crystal. Por ter um saldo de gols inferior ao do Carcará, o Alvinegro da Estrela Vermelha será mandante na partida de ida e visitante na de volta. A Federação Paraibana de Futebol ainda não divulgou as datas e horários dos confrontos.

Rebaixado com -2 pontos, o Atlético-PB agora tem uma pequena chance de evitar a queda. Para isso, precisará recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva e recuperar os 13 pontos perdidos no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba. Se essa situação se concretizar, o Trovão Azul alcançará 11 pontos, ultrapassando São Paulo Crystal e Pombal, permanecendo na primeira divisão.

No Clássico em Campina Grande, o Treze entrou em campo já garantido na classificação, com pelo menos a segunda posição na tabela do campeonato estadual garantida. Contudo, o Galo da Borborema estava determinado a encerrar um tabu incômodo, pois não derrotava o Campinense, seu rival histórico, desde 2020. E foi exatamente isso que aconteceu. A vitória expressiva por 3 a 0 foi suficiente para classificar o Alvinegro como líder do estadual, com 21 pontos, em uma sequência de sete vitórias consecutivas no Paraibano (algo que não ocorria desde 1992) e, de quebra, eliminar a Raposa do torneio. Na próxima fase, o Treze enfrentará o Sousa, revivendo a final do Campeonato Paraibano de 2023.

Agora, o Treze concentra suas energias na Copa do Nordeste, já que na quinta-feira enfrentará o Botafogo-PB no Estádio Amigão, em mais um capítulo do Clássico Tradição. O jogo está marcado para as 19h e é válido pela sexta rodada da competição regional.

Por outro lado, o Campinense, ao não conseguir a classificação para as semifinais do Campeonato Paraibano e também por não garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, se despede da temporada de forma desanimadora. A Raposa só voltará a competir no estadual no próximo ano.

Seja o primeiro a comentar on "Campeonato Paraibano 2024: definição das semifinais e despedidas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*