O presidente em exercício da da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), transferiu das 16h para as 18h30 desta quarta-feira (13) a sessão em que será eleito o novo presidente da Casa. A informação foi divulgada em nota distribuída pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara;
Com isso, o prazo final para retirada de candidaturas ao cargo passa para as 17h30 – ou seja, uma hora antes do início da sessão.
Até o momento, quatro deputados retiraram a candidatura: Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP). Permanecem na disputa 14 deputados.
Protestos
No plenário, parlamentares protestaram contra o adiamento da sessão. O líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), disse que a decisão contraria o Regimento Interno e exigiu o início da sessão às 16h.
Após pedir esclarecimentos à Secretaria-Geral, o deputado Carlos Manato (SD-ES), no comando dos trabalhos da sessão ordinária, encerrou a sessão de debates e convocou a sessão para as 19h.
Processo eleitoral
Cada candidato terá 10 minutos para defender suas propostas no plenário, na ordem do sorteio realizado no início da tarde.
Depois disso, terá início o processo de escolha do novo presidente, por meio de votação secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no plenário.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos no primeiro turno, uma nova rodada entre os dois mais bem votados será realizada uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.
Seja o primeiro a comentar on "Câmara dos Deputados adia para as 18h30 eleição do novo presidente"