Mais de 100 alunos de percussão, coral, violão e sopro apresentarão marchinhas e músicas próprias do grupo nos municípios
Mais de 100 alunos de percussão, coral, violão e sopro apresentarão marchinhas de carnaval e músicas próprias do Bloco do Guri nas praças das cidades e centros culturais. A iniciativa, considerada o maior programa sociocultural brasileiro, é mantida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Criado em 2011, o Bloco do Guri é composto por educadores e alunos do projeto, com o objetivo de trabalhar a temática do Carnaval e as influências culturais junto aos jovens. O desfile também é uma forma alternativa e divertida de divulgação das atividades nos municípios onde ocorre.
Aprendizado
Para participar do Projeto Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música nem realizar testes seletivos. Basta ter entre 6 e 18 anos incompletos, procurar um polo com disponibilidade de vagas e comprovar a frequência na escola regular.
Na Fundação CASA, basta ter de 12 a 21 anos, procurar o agente de referência e a Coordenação do Polo, além de manifestar interesse em cursar as oficinas de música. Ao ingressar na iniciativa, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos, bem como a opção pelo curso de luteria.
Diversos gêneros musicais são abordados nas aulas, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos estudantes novos estilos de canções, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém vivas as raízes culturais da própria comunidade.
Seja o primeiro a comentar on "Bloco do Projeto Guri agita o Carnaval em oito cidades do interior paulista"