Até 17 de fevereiro, no foyer do Centro Cultural Rubem Valentim, a mostra contará como os figurinos nos desfiles das escolas de samba passaram a ser fantasias
O nome da exposição é Portela — Tributo à Vaidade, e não à Verdade, como publicado anteriormente.
De 26 de janeiro a 17 de fevereiro, os brasilienses poderão conhecer um pouco da história de como surgiram as fantasias dos desfiles das escolas de samba, por meio da exposição Portela — Tributo à Vaidade.
A mostra ocorrerá no foyer do Centro Cultural Rubem Valentim, na Biblioteca Pública do Cruzeiro (Quadra 3, Área Especial, Cruzeiro Velho). A abertura será na sexta-feira (26), às 19 horas.
Painéis e textos contarão como, a partir de 1939, a indumentária usada pelos integrantes das escolas deixou de ser um figurino e passou a ser fantasia.
A região administrativa do Cruzeiro foi escolhida para sediar a exposição porque a Portela — atual campeã do carnaval do Rio de Janeiro — é madrinha da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), a escola que mais ganhou desfiles no carnaval de Brasília e declarada, em 2009, Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
Além do apoio da Aruc e da Administração Regional do Cruzeiro — com a cessão do espaço e de infraestrutura —, a iniciativa conta com o apoio do Consulado da Portela no DF, da Casa da Memória do Cruzeiro e do Departamento Cultural da Portela.
Exposição Portela — Tributo à Vaidade
De 26 de janeiro a 17 de fevereiro
No foyer do Centro Cultural Rubem Valetim
Biblioteca Pública do Cruzeiro (Quadra 3, Área Especial, Cruzeiro Velho)
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, e sábado, das 8 às 16 horas
Seja o primeiro a comentar on "Biblioteca do Cruzeiro sedia exposição sobre a Portela a partir de sexta (26)"