Belivaldo acompanha tradicional procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá

Após a procissão, Belivaldo se dirigiu ao Médio Sertão sergipano, onde acompanhou a final da Copa Graccho de Futebol 2017

 

O vice-governador Belivaldo Chagas participou neste domingo (28) da tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes, realizada pela Diocese de Propriá, no Baixo São Francisco sergipano.  A festividade reuniu milhares de fiéis, os quais acompanharam a missa e, em seguida, o trajeto da imagem do Bom Jesus, que saiu da Catedral Metropolitana e seguiu em cortejo até às margens do rio São Francisco para procissão fluvial.

“Propriá mantém essa tradição e faz com que toda região nesse dia se dirija para aqui. E a gente participa deste momento de fé, de religiosidade cristã, no qual a Igreja se une para manter viva essa chama. Não podemos deixar de orar, acreditar, perseverar o tempo todo. Aproveitamos para fazer nossa oração de agradecimento a Bom Jesus dos Navegantes e para pedir que abençoe nosso povo e nosso estado, que possamos superar as dificuldades, continuemos no melhor caminho e para que tenhamos saúde e paz, que é o que mais interessa a todos nós”.

Em Propriá, a festa ocorre há 114 anos. A celebração chegou ao Brasil em 1808, trazida pela Família Real. De acordo com o padre Clébson Ferreira Moura, o ato religioso atrai fiéis não só de Sergipe, mas de todo o país, principalmente dos estados vizinhos, Alagoas e Bahia.

“Essa celebração, no último domingo do mês de janeiro, é a maior festa da nossa cidade. Esse ano a festa de Bom Jesus dos Navegantes completa 104 anos de tradição, de fé, de festividade de um povo que olha para imagem do Bom Jesus e encontra consolo, conforto. É uma experiência de Deus na vida de cada cristão. Propriá se transforma. Romeiros, peregrinos de outros estados e o povo de Deus aqui de Propriá se reúnem para festejar e louvar o Bom Jesus dos Navegantes”, declarou o religioso.

Graccho Cardoso

Após a procissão, Belivaldo se dirigiu ao Médio Sertão sergipano, onde acompanhou a final da Copa Graccho de Futebol 2017. O campeonato contou com o apoio do governo do Estado, que doou uniformes para os 12 times locais envolvidos na competição.

O ex-vice-prefeito de Graccho, José Arakem Aragão, agradeceu ao apoio do vice-governador ao evento esportivo. “Muito obrigado pelo apoio do governo. Esperamos receber ainda mais incentivo para continuar com o esporte aqui em Graccho”, disse.

Para o vice-governador, o incentivo ao esporte é fundamental como instrumento de inclusão social. “Fico muito feliz quando chego a um evento como este e vejo a alegria de todos. Nós conseguimos esses fardamentos, que foi um pedido de vocês. Fico muito satisfeito em ver esse trabalho realizado aqui, porque o esporte tira os jovens e crianças das ruas, das drogas”.

O idealizador do campeonato, o vereador José Carlos Vieira dos Santos, conhecido como Preto da Galinha, contou que já planeja a segunda edição do evento esportivo no município. “Começaremos a Copa Graccho 2018 em setembro. E para a criançada temos uma novidade: a Escolinha Flamengo de Futebol em Graccho Cardoso, que vamos iniciar em breve. Agradeço a todo o apoio do vice-governador Belivaldo e do deputado Luciano Bispo e a presença de todos aqui. Tudo isso é para o povo do nosso município”.

Disputada no campo Luiz de França, a competição de futebol amador consagrou o time Três Barras e reuniu centenas de torcedores da comunidade. O Flamengo de Graccho ficou com a segunda colocação.

Belivaldo comprometeu-se a contribuir para que o espaço da competição receba melhorias. “É preciso saber a quem pertence legalmente este terreno, se a documentação estiver em dia já é meio caminho andado. Se tudo estiver correto, faremos o projeto para o muro e iluminação do campo. São muitas dificuldades que o governo enfrenta, mas vamos tentar realizar esse sonho do povo de Graccho, que se reúne aqui para praticar e incentivar o esporte. Procuraremos os meios legais, se tudo der certo, vamos realizar o sonho de vocês”, garantiu o vice-governador.

Participação

Prestigiaram a procissão de Propriá ou a Copa Graccho, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Estadual Luciano Bispo; os deputados federais, Laércio Oliveira e João Daniel; o deputado estadual Gustinho Ribeiro; a superintendente executiva da Casa Civil, Conceição Vieira; o secretário de Estado da Inclusão, José Sobral e o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo.

Seja o primeiro a comentar on "Belivaldo acompanha tradicional procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*