A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), realizou balanço do ano durante evento Café com o Presidente. As apresentações foram realizadas pelo presidente do órgão, Romero Guimarães, além da diretora de TI, Ana Breda, do diretor de Gestão e Governança, Ivanildo Guerra, e da superintendente de Gestão Institucional, Zélia Mendonça.
Entre as principais ações de grande importância para o Governo e, especialmente, para o cidadão, estão aquelas desenvolvidas em conjunto com a Superintendência de Modernização Governamental (SUMOG) da Secretaria Executiva de Administração (SEADM) da SAD: o desenvolvimento da Plataforma Digital do Governo para Atendimento ao Cidadão, a implantação dos módulos de Compras e Licitações do Sistema Integrado de Gestão (PE-Integrado) em todos os órgãos do Poder Executivo, e a implantação piloto, na própria ATI e na CEPE, do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – que realiza toda a tramitação e geração de documentos e processos de forma digital, sem emissão de papel.
A Plataforma Digital do Governo para Atendimento ao Cidadão inclui o novo Portal do Cidadão, o aplicativo mobile para o cidadão, o Portal do Expresso Cidadão, o Sistema ATENDE – -que gerencia o atendimento ao cidadão nos serviços dos Expressos Cidadão – e o sistema da Carta de Serviço ao Cidadão, que permite que todas as entidades da Administração Pública Estadual cadastrem os serviços que prestam ao cidadão, informando locais e horários de atendimento. A plataforma, que deverá ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2018, facilitará o acesso do cidadão aos serviços do Governo do Estado e trará maior comodidade, rapidez e segurança com a disponibilização de serviços digitais ao cidadão. Além disto, o próprio Governo poderá gerenciar melhor os serviços prestados ao cidadão.
Outras ações importantes para a utilização e gestão da Tecnologia da Informação dentro do Governo de Pernambuco, como a disponibilização de Atas de Registro de Preço Corporativas (ARPC) – uma delas, elaborada pela ATI, em conjunto com a SEADM/SAD – , que estabelece um modelo de processo de gestão de serviços de TI para as secretarias e órgãos do Governo. Nelas, serão concentrados os atendimentos de informática de todo o Poder Executivo, denominada Central de Serviços Única (CESU). A criação trouxe uma economia na ordem de 50 milhões ao longo da vigência dos contratos. Somente na SEE, foi gerado uma diminuição de mais de 56% em relação ao valor do contrato anterior por equipamento. Há uma projeção de mais de 100 milhões de reais em economia com as ARPCs, além da melhoria da qualidade e eficiência administrativa.
Através da inovação nas formas de contratação para potencializar a economia em escala das ARPCs de TI foram alcançados resultados expressivos com ganho em qualidade, redução de trâmites burocráticos e economia, que chegaram a atingir uma redução de 67% em relação ao custos anteriores para serviços ou aquisição de bens de tecnologia da informação. Com um destaque a ARPC n° 039.2017.ATI de locação de estações de trabalho que passaram de um custo médio unitário de R$100,00 para R$34,75. Em 2017, foram 87 contratações às Atas de Registro de Preço; Ainda estão em andamento as contratações corporativas de Conectividade e Impressão Departamental que apresentam ótimas perspectivas.
Além das ARPCs, também no campo da Governança e Gestão de TI, foram 369 consultorias de gestão de TI realizadas pelos consultores da ATI nos órgãos do Estado e quatro projetos com Arquitetura Corporativa. Foram realizados em 2017 cinco encontros de gestores realizados no auditório da ATI, o encontro é um momento de interação, compartilhamento de informações e experiência entre os gestores de TI do Estado;
Foi criado o LIGUE – Laboratório de Integração Governo, Universidade e Empresa, que tem o objetivo de promover a inovação no Governo, através da interação com o ecossistema de Tecnologia da Informação e estimular a criação de redes de colaboradores para a inovação governamental e o LiGov, baseado no Sala de Aula Aberta (Programa da UPE).
A ATI também disponibilizou infraestrutura de TI com toda a segurança para novos sistemas e ferramentas de diversos órgãos do Estado, como: a infraestrutura para que a Secretaria de Educação possa executar os cursos EAD, os simulados, o processo seletivo 100% eletrônico, o agendamento das provas, o sistema de matrícula online, além do apoio no portal Avança Mais PE; A plataforma virtual de Ensino à Distância do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) também foi elaborada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e hospedada na ATI; a infraestrutura e apoio na modelagem para o sistema de Perícias Médicas do Estado, que permite que os servidores do Estado de Pernambuco já possam agendar serviços de perícias médicas sem sair de casa, de forma online, com mais de 20 serviços que podem ser acessados através do site www.irhspm.pe.gov.br.
Vários projetos de desenvolvimento também foram realizados pela ATI, como o desenvolvimento da Plataforma de Gestão Documental, que resultou na adoção de uma solução totalmente gratuita, que está hospedada no DATACENTER da ATI e pode ser utilizada por qualquer entidade. O pioneiro na utilização da plataforma foi o do Arquivo Público com o lançamento do Relatório Final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara; o desenvolvimento do sistema WEB para o Funcultura para a melhoria do atendimento dos produtores e fazedores de cultura; o desenvolvimento do Sistema Alerta Celular, onde o usuário cadastra o seu celular e o código de identificação do aparelho, o IMEI, com isto é possível ajudar a polícia a encontrar possíveis celulares roubados, uma vez que o IMEI é consultado a partir do aplicativo do policial; e a intervenção da ATI na melhoria dos serviços do IITB e do IML, proporcionando melhorias sensíveis nos serviços ofertados à população, como o sistema de emissão de carteiras de identidade e aos serviços internos da secretaria, como o sistema de laudos do IML.
O encontro citou a Solução de Autenticação Centralizada, serviço que visa oferecer aos gestores de telemática, de forma gratuita, uma forma de identificarem os usuários através de login e senha únicos, atendendo à lei do marco legal da internet e da aquisição da infrestrutura hiperconvergente que já se encontra em produção no DATACENTER, podendo ser utilizada pelos órgãos do governo Estadual. A utilização desta tecnologia propicia uma grande economia de espaço e de energia, além de facilitar o crescimento de forma fácil e rápida e exigir menos das equipes de suporte.
A diretoria aproveitou o ensejo para entregar uma placa de homenagem para alguns funcionários considerados destaques pelos projetos realizados e pela dedicação e engajamento demonstrados durante o ano de 2017.
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