Artigo | O Estilo do Homem Moderno

Por Caio Cabral


Durante toda a história, a figura masculina vem se moldando de acordo com o contexto de cada época. Hoje, atingimos um ponto de virada, primeiramente devido à globalização e à massificação dos indivíduos. Em segundo, pelo acesso à informação, à educação e à diferentes ideias. O primeiro, levando o homem a tentar fugir do “usual”, a se diferenciar de alguma forma. A segunda, levando-o a ter maior consciência de suas escolhas e do mundo que o cerca.

Hoje, o homem, antes bruto, reconhece a importância de se atentar ao modo que se apresenta ao mundo, cuidando da aparência, e ainda mais à sua qualidade de vida, se preocupando mais com a saúde e com sua boa forma. Hoje, a ligação entre a aparência e a atividade profissional é praticamente inseparável. Não há como imaginar um advogado de sucesso com uma apresentação pessoal criticável.

E do mesmo modo que o homem tem despertado para sua saúde e imagem, também tem revisto e repensado seus ideais, e nesse ponto, toda essa mudança se torna necessária. Antigos valores tem sido, e precisam ser cada vez mais, resgatados e repaginados. A atenção dada à família é um dos valores pelos quais os antigos homens prezavam, e agora volta, renovada com o respeito, que se mostra em fatores como a conscientização da importância da figura feminina. A renovação do ideário masculino não vem para mudar o tradicional, mas sim para agregar itens muito em falta no passado e agora muito mais fortes. Hoje, por exemplo, o homem se preocupa muito mais, e precisa se preocupar, com desempenhar o seu papel e presença na criação dos filhos.

O novo estilo do homem moderno deve ir muito além de voltar a frequentar barbearias e a se preocupar com a aparência, mas deve ter esses itens como meros reflexos da sua mudança de visão. A preocupação com aparência e saúde deve ser consequência do resgate e renovação de valores, pois sem este resgate, o cuidado com a aparência seria somente puro pedantismo. O cavalheiro contemporâneo só o é, quando o cuidado com corpo é consequência dos seus valores pessoais.


Caio Cabral, 30 anos, é formado em Contabilidade pela UnB, tem MBA em Finanças, pela FGV e hoje gerencia a bem-sucedida rede Barberia Dom Cabral, com cinco unidades espalhadas pelo DF.

Seja o primeiro a comentar on "Artigo | O Estilo do Homem Moderno"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*