Artesãs de biobijuterias conhecem linhas de financiamento do Governo do Amapá

Agência de Fomento do Amapá participa do Projeto Caminho Empreendedor que capacita mulheres para o mercado de trabalho.

 

Artesãs e alunas do Centro Integrado de Formação Técnica em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa) conheceram neste sábado, 27, novas oportunidades de geração de renda com as linhas de financiamento do governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Amapá (Afap), em mais uma etapa do Projeto Caminho Empreendedor.

Com a participação de mais de 50 mulheres que trabalham com biobijuterias, fabricadas do reaproveitamento dos resíduos sólidos do pescado e outros materiais extraídos da natureza, a Afap apresentou os serviços que podem ser acessados para investir na atividade. “Esse trabalho é extraordinário. Nosso intuito é apoiá-las para que a produção seja melhorada, e assim, garantir maior rentabilidade”, disse o presidente, Francisco de Assis Costa.

A beleza das peças foi o que inicialmente chamou a atenção de Maria das Dores Silva, 35 anos. Formada na Escola de Pesca, a artesã já aprendeu a confeccionar cordões, brincos, pulseiras e anéis das escamas do pirarucu, pescada amarela, tamuatá e aracú. “Nossos produtos são muito procurados e bem valorizados. Temos tudo para crescer e esse apoio do governo é importante para o nosso negócio”, comentou interessada no financiamento.

O diretor da Escola de Pesca, Everaldo Borges, disse que além das biojoias, as mulheres também confeccionam calçados, bolsas e outros produtos a partir das escamas do pescado. “Tudo é feito de forma artesanal mesmo. O processo passa pela lavagem da matéria-prima, que fica de molho com alvejante para tirar o cheiro e clarear o material. Em seguida, é feito o curtimento, uma espécie de secagem, para, enfim, serem trabalhados os produtos”, explicou.

Ainda de acordo com o presidente da Afap, Francisco de Assis, o apoio ao projeto é uma maneira de estimular o desenvolvimento socioeconômico de regiões que trabalham atividades sustentáveis. “Recentemente apoiamos os castanheiros da Vila Maracá [município de Mazagão] e hoje estamos aqui porque acreditamos no potencial empreendedor dessas mulheres”, reforçou.

Escola de Pesca

As oficinas do Cipfa têm o objetivo de formar mão de obra especializada e garantir oportunidades profissionais a partir da confecção de biobijuterias. A realização dos cursos é uma maneira de estimular a criatividade e aperfeiçoar as técnicas para o beneficiamento de materiais orgânicos, como sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, couro, penas, escamas, conchas, entre outros.

Parceria

A Palestra de Crédito Orientado é uma das etapas do Projeto Caminho Empreendedor executado pelo mandato da deputada estadual Marilia Góes, que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária. A Afap é parceira do projeto que percorre os municípios para estimular a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Seja o primeiro a comentar on "Artesãs de biobijuterias conhecem linhas de financiamento do Governo do Amapá"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*