Área indígena Xerente/Funil receberá obras de infraestrutura

A área indígena Xerente/Funil, localizada na região de Tocantínia, será beneficiada com obras de infraestrutura por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), voltado para estradas vicinais. O projeto será desenvolvido pelo Governo do Tocantins e financiado com recursos do Banco Mundial.

A expectativa é de que o pacote de obras tenha sua ordem de serviço assinada no dia 19 de abril, em comemoração ao Dia do Índio. A empresa que irá efetuar os trabalhos é a Engicon Indústria e Comércio.

A implementação de PDRIS em área indígena é um experiência pioneira no Brasil. Na região, serão realizados 109,94 km em obras e o investimento será de R$ 1.960.702,22. Segundo Silvio Leão, engenheiro da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), devem ser realizados serviços de melhorias de estradas por meio de implantação de um sistema hidráulico. “Serão construídas pontes de até 30 metros e bueiros”, explicou.

O engenheiro também esclareceu que o objetivo das obras é fortalecer a eficácia do transporte rodoviário garantindo maior eficiência dos serviços públicos, a melhoria da acessibilidade das populações e de produtores, facilitando assim o  tráfego e o escoamento da produção.

Ao todo, serão executadas 20 obras hidráulicas, sendo sete pontes e 13 bueiros. A empresa terá 540 dias para concluir os serviços. A intenção do Governo do Estado é beneficiar outras quatro áreas indígenas com as obras, entre elas, a Ilha do Bananal.

Seja o primeiro a comentar on "Área indígena Xerente/Funil receberá obras de infraestrutura"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*