Arcebispo da Paraíba lamenta acúmulo de patrimônio milionário de padre

(Foto: Albemar Santos)

Dom Manoel Delson desabafa sobre as investigações envolvendo o Padre Egídio Carvalho

Da Redação

João Pessoa, 10 de outubro de 2023 – O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, expressou seu descontentamento em relação ao suposto acúmulo de um patrimônio milionário atribuído ao Padre Egídio Carvalho. O religioso afirmou que é triste para a Arquidiocese da Paraíba ver um religioso envolvido em tal situação, uma vez que a média mensal de salário de um padre é de até três salários mínimos, o que não condiz com os bens apontados pela investigação.

“É natural que um padre tenha um carro ou uma casa, mas a orientação é que o religioso tenha sempre uma vida sóbria e tranquila. A maioria dos padres vive dessa forma. A orientação da igreja é que vivemos de maneira simples. O patrimônio [do Padre Egídio], segundo os meios de comunicação, tem uma soma que nos entristece. Se for realmente verdade, é uma questão grave para um sacerdote e ministro de Deus que trabalha para os pobres”, lamentou Dom Manoel Delson.

O arcebispo enfatizou que um processo interno já está em andamento para apurar o caso envolvendo o Padre Egídio. Se as acusações se confirmarem, ele poderá ser demitido de suas funções religiosas.

“Tomamos providências ao pedir a renúncia do Hospital Padre Zé. Em seguida, emitimos um decreto afastando o Padre Egídio de suas funções eclesiásticas. Abrimos um procedimento canônico que acompanhará todo o processo. Ao término, apresentaremos todas as informações ao Santo Padre [Papa Francisco] e aguardaremos as consequências”, explicou Dom Manoel Delson.

O arcebispo também rebateu as acusações de que teria sido conivente com os desvios atribuídos a Egídio. “Sou Franciscano. Eu saberia de uma situação como essa e não tomaria nenhuma atitude?”, indagou.

Dom Manoel Delson esclareceu que todas as informações sobre a Associação Social Arquidiocesana e o Hospital Padre Zé eram fornecidas com o propósito de aparentar que tudo estava bem. “As informações eram apresentadas de uma forma que transmitia segurança, como se as coisas estivessem funcionando bem”, ressaltou.

O arcebispo finalizou dizendo que está trabalhando para que os serviços do Hospital Padre Zé não sejam prejudicados. “A nova diretoria, liderada pelo Padre George, está se familiarizando com os problemas e desafios. Desde o início, concordamos em abrir as contas para investigação pelo Gaeco. Estamos fazendo o possível para manter o funcionamento”, concluiu Dom Manoel Delson.

Seja o primeiro a comentar on "Arcebispo da Paraíba lamenta acúmulo de patrimônio milionário de padre"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*