O retorno parcial do X, antigo Twitter, ocorre após semanas de bloqueio no Brasil, enquanto Anatel investiga a alteração nos servidores que permitiu o acesso à plataforma
Da Redação
Usuários brasileiros do X, anteriormente conhecido como Twitter, foram surpreendidos nesta quarta-feira (18) com o retorno parcial da rede social, que estava inacessível no país desde o final de agosto. O bloqueio, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi suspenso sem aviso oficial, e a plataforma voltou a ser acessível, embora de maneira limitada.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investigando a alteração nos servidores do X e deve encaminhar informações ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo a agência, o acesso teria sido restabelecido após mudanças no IP da plataforma.
De acordo com o professor David Nemer, da Universidade da Virgínia, o X migrou seus servidores para a rede da Cloudflare, dificultando o bloqueio pelas operadoras de internet brasileiras. “Antes, o X estava na rede 104.244.40.0/21, onde foi aplicado o bloqueio. Agora, o IP do X está na rede 162.158.0.0/15 da Cloudflare, que não pode ser bloqueada sem afetar outras empresas brasileiras”, explicou o acadêmico.
Até o momento, o STF não emitiu uma decisão oficial sobre o desbloqueio da plataforma. O X havia sido suspenso no Brasil em 30 de agosto por ordem controversa e polêmica do ministro Alexandre de Moraes.
Seja o primeiro a comentar on "Aplicativo X volta a funcionar parcialmente no Brasil após bloqueio; Anatel investiga o caso"