Apagão afetou diversas cidades da Paraíba, mas o fornecimento de energia foi restabelecido.
João Pessoa, 15 de agosto de 2023 – Um apagão atingiu várias cidades da Paraíba a partir das 8h20 desta terça-feira (15), deixando os moradores sem energia elétrica. A concessionária de energia elétrica Energisa Paraíba informou que o motivo do apagão ainda está sendo investigado, mas que há registros de interrupção no fornecimento de energia em cidades de todo o país.
De acordo com a Energisa Paraíba, às 9h40, o fornecimento de energia elétrica já havia sido completamente restabelecido no estado.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou às 9h30 que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que interrompeu cerca de 16 mil MW de carga. O ONS afirmou que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação entre as regiões Norte e Sudeste. As causas do incidente estão sendo investigadas.
O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, apontou que a causa do apagão provavelmente foi operacional, uma vez que não há um alerta de seca extrema que pudesse afetar a produção e distribuição de energia. Marengo destacou que a região Nordeste, onde o apagão começou, não está enfrentando uma situação de seca extrema.
O apagão afetou a cidade de João Pessoa, onde relatos de falta de energia elétrica surgiram nos bairros do Tambiá, Bancários e Bessa. O problema também se estendeu a outras cidades, como Campina Grande, São João do Rio do Peixe, Cabedelo, Santa Rita e Mamanguape.
Os semáforos de João Pessoa foram afetados pela falta de energia elétrica, mas até as 9h, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP) não registrou transtornos de trânsito devido ao apagão. As equipes de manutenção estão vistoriando os semáforos para garantir a normalização do trânsito.
Seja o primeiro a comentar on "Apagão deixa várias cidades da Paraíba sem energia; fornecimento é restabelecido"