Problemas na Microsoft causam falhas globais em serviços essenciais, afetando principalmente EUA e Europa
Diversos países enfrentaram um apagão cibernético nesta sexta-feira (19), que impactou empresas aéreas, de transporte, de mídia e de telecomunicações. A Microsoft anunciou uma falha que impossibilitou a utilização de seus softwares e serviços, afetando empresas globalmente.
Nos Estados Unidos, companhias aéreas como American Airlines, Delta e United Airlines tiveram que cancelar voos. A situação se repetiu em aeroportos na Alemanha, Reino Unido e Holanda. Parte do sistema ferroviário na Inglaterra também foi paralisada.
“Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços”, informou a companhia em suas redes sociais. Na página de status do Azure, plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a falha foi registrada na noite de quinta-feira (18), provocando paralisações principalmente no centro dos EUA.
Em uma atualização recente, a Microsoft identificou a causa do problema e trabalha para restaurar o acesso de todos os usuários.
George Kurtz, diretor executivo da empresa de segurança digital CrowdStrike, afirmou que o apagão tecnológico não se trata de um ataque cibernético. Segundo ele, um defeito na última atualização do sistema Windows foi detectado e uma correção foi implementada. “Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, concluiu.
No Brasil, os impactos foram menores, mas algumas empresas e aplicativos de bancos relataram problemas. Clientes que tentaram acessar os aplicativos de algumas instituições bancárias receberam mensagens de erro e foram aconselhados a tentar novamente mais tarde.
Seja o primeiro a comentar on "Apagão cibernético afeta empresas aéreas, de transporte e telecomunicações em vários países"