Amapá entrega minuta para tratamento de crianças com câncer no Hospital Santa Marcelina

Pela proposta, o hospital paulista receberia recursos do Sistema Único de Saúde para atender aos amapaenses

O Governo do Estado do Amapá (GEA) entregou ao Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, uma minuta em que propõe a transferência de crianças amapaenses com câncer, para a unidade. Pela proposta, o hospital receberia recursos do Sistema Únicos de Saúde (SUS) para esse atendimento. O governo também estuda a possibilidade de uma compensação financeira, como a que já acontece com o Hospital São Camilo, em Macapá. O conselho de administração do hospital tem 30 dias para analisar a proposta.

A minuta foi entregue na terça-feira, 23, pelo governador Waldez Góes. A comitiva foi composta pela primeira-dama e deputada estadual Marília Góes, o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, membros do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da ONG Carlos Daniel, que apoia pacientes infantis com câncer.

Waldez Góes disse que esse é um marco para a saúde do Amapá, uma vez que é a primeira vez que o Estado propõe esse tipo de pactuação voltada para pacientes pediátricos com câncer. “O Santa Marcelina é uma instituição que tem o trabalho altamente reconhecido em todo o país. Outros estados já fazem essa parceria com a unidade. Voltamos da visita bastante satisfeitos e com a expectativa de que, o mais rápido possível, eles aceitem a nossa parceria. Pois, teríamos uma retaguarda maior até à construção da Unidade de Barretos, a Unacon [Unidade de Alta Complexidade em Oncologia] e a Unidade de Radioterapia, em Macapá”, explicou o governador.

A deputada Marília Góes destacou a importância do esforço conjunto para uma boa gestão da saúde. “Conhecemos as instalações do Hospital Santa Marcelina e os pacientes amapaenses que estão recebendo tratamento lá. Essa parceria beneficiará as nossas crianças com câncer com um tratamento que é referência em todo o país”, afirmou.

Prevenção, diagnóstico e tratamento

O governo do Estado tem trabalhado para que a população do Amapá tenha atendimento integral de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, e está articulando junto ao governo federal investimentos na área da oncologia, que trará aos usuários uma rede de diagnóstico e tratamento gratuitos.

A Unidade Fixa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, por exemplo, que já está em fase de construção, teve os recursos alocados pela bancada federal após articulação do GEA. Outro investimento é a construção da nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. O projeto arquitetônico está finalizado e passando por análise do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

A nova Unacon vai ter capacidade de atender 50 pacientes por dia com sessões de quimioterapia. Terá 50 novos leitos, pronto atendimento, apoio, enfermarias, 10 consultórios, além de exames, farmácia, reabilitação e outros serviços.

Ainda na área de tratamento, o Amapá está no Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde (MS). O governo federal vai aplicar recursos em torno de R$ 2,5 milhões em infraestrutura e US$ 606 mil em equipamentos. Em contrapartida, o Estado já informou a disponibilização do terreno para a construção ao lado da nova Unacon.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde articula a desocupação dos blocos do ambulatório médico do Hospital de Clínicas Alberto Lima para a implantação da Radioterapia para a oferta de 50 sessões mensais.

Com o sistema completo de tratamento do câncer, os custos com o Programa Tratamento Fora de Domicílio serão reduzidos, significativamente.

Seja o primeiro a comentar on "Amapá entrega minuta para tratamento de crianças com câncer no Hospital Santa Marcelina"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*