A pesquisa com dados do IBGE identifica que as audiências do interior possuem o poder de compra que mais cresce no país.
Observadora dos movimentos de interiorização dos negócios, a Alright AdTech realizou um estudo sobre o crescimento econômico do interior em relação às capitais e suas regiões metropolitanas.
A empresa, que possui uma rede própria de veículos regionais, contou com a parceria da agência Fronteira de Jornalismo para mineração dos dados, e teve como objetivo comprovar a relevância das audiências do interior para grandes marcas que anunciam no digital.
Em mais de 70 páginas, o estudo chamado O Brasil do Interior traz dados do IBGE que comparam interior e capital de oito estados analisados no que tange a índices de crescimento de acesso à internet, PIB, PIB per capita, bem como de setores como o de serviços, indústria e impostos sobre produtos na última década.
A tradução dos dados apresentados mostra que o interior cresceu a uma média de 95%, enquanto as regiões metropolitanas das capitais cresceram 65% no período analisado. Outro dado importante é o da conectividade: 58% da população brasileira com acesso à internet está fora das capitais e suas regiões metropolitanas.
O estudo também traz um zoom nas audiências de mesorregiões e cidades do interior que vêm se destacando pelo seu crescimento acima da média dos estados – como, por exemplo, o Triângulo Mineiro (MG), o Sul-Sudeste catarinense (SC), o Leste sul mato-grossense (MS), o Sul goiano (GO); e municípios como Piracicaba (SP), Foz do Iguaçu (PR), Três Lagoas (MS), Extrema (MG), Passo Fundo (RS), entre outros.
Durante live de lançamento do estudo, nomes importantes do mercado de mídia e comunicação deram os seus depoimentos sobre o material:
“Realmente não tínhamos esse dado todo compilado, tão técnico e tão aprofundado […] a gente enxerga todas essas oportunidades, falando de comunicação e de negócios”.
– Katarine Sanches, Gerente de Mídia da Leo Burnett
“O maior achado que veio desse estudo, na minha visão de E-commerce, é o poder da mídia e da transformação [digital] que a gente pode usar para olhar para o interior e criar campanhas, criar segmentações”.
– Helenice Moura, Presidente Regional da ComEcomm
A Alright é uma ad tech que possui uma rede própria de veículos regionais premium e desenvolve tecnologia para entregar mídia no melhor contexto regional para marcas e gerar melhores receitas para publishers parceiros.
O estudo O Brasil do Interior já está disponível para download gratuito através do link: https://bit.ly/3ASpTYR
Seja o primeiro a comentar on "Alright AdTech lança estudo sobre o crescimento do interior do Brasil"