Deputados e especialistas se reúnem para discutir avanços e desafios na inclusão de pessoas com TEA e Síndrome de Down
Da Redação
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu uma sessão especial na segunda-feira (15) para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Proposta pelo deputado Branco Mendes, a iniciativa reuniu especialistas, profissionais da saúde e representantes de instituições ligadas às duas áreas.
Presidida pelo deputado Michel Henrique, a sessão teve como objetivo articular esforços e apresentar demandas ao Governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida de autistas e pessoas com Síndrome de Down na Paraíba. Destacou-se a importância das leis existentes que garantem atendimento prioritário aos pais de autistas na rede pública e o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Neurodivergente.
A deputada Silvia Benjamin ressaltou a necessidade de manter ao longo do ano as ações de conscientização e inclusão realizadas durante o mês de abril. Enfatizou-se a importância da sociedade em combater o preconceito e promover a inclusão para construir uma sociedade mais empática e solidária.
Walkiria Leite, representante da Associação Brasileira das Pessoas com Autismo e Síndrome de Down, destacou a importância do apoio e compreensão às crianças carentes e a necessidade de eliminar rótulos e preconceitos. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressaltou o trabalho educativo nas escolas e ações de inclusão social e saúde.
Elaine Araújo, presidente da AIMA, destacou a importância do apoio da associação às famílias vulneráveis e a necessidade de cuidar da saúde mental dos cuidadores. O advogado Caio César de Sousa elogiou o papel da Assembleia Legislativa nas ações voltadas para a melhoria das condições de vida das pessoas com autismo.
Além dos deputados presentes, participaram da sessão especial representantes de diversas associações e instituições voltadas para a causa da inclusão. O evento destacou a relevância da conscientização e celebração da vida das pessoas com autismo e Síndrome de Down, buscando garantir suas liberdades e oportunidades.
Comemoração de consciência e inclusão
O Dia Mundial do Autismo, celebrado pela ONU em 2 de abril, e o Dia Mundial da Síndrome de Down, em 21 de março, são datas globais para a conscientização e celebração da vida dessas pessoas, buscando assegurar-lhes igualdade de liberdades e oportunidades.
Seja o primeiro a comentar on "ALPB realiza sessão em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down e ao Dia Mundial do Autismo"