Advogado é preso por envolvimento em esquema de soltura ilegal de presos em presídios da Paraíba

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cajazeiras, São José de Piranhas e Marizópolis

Da Redação

Um advogado foi preso nesta quinta-feira (25) por seu suposto envolvimento em um esquema de corrupção que facilitava a liberação ilegal de presos em presídios da Paraíba. A ação foi realizada pela força-tarefa composta pelo Ministério Público da Paraíba, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar, baseada nas investigações da Operação Ergástulo.

As investigações revelaram a manipulação de documentos e procedimentos legais e administrativos para acelerar processos de progressão de regime e obtenção de outros benefícios penais. O secretário de administração penitenciária, João Alves, destacou que as fraudes incluíam alegações infundadas de enfermidades e remissões de penas baseadas em atividades educacionais e laborais fictícias, ou exageradamente relatadas nos registros prisionais.

Além da prisão do advogado, cuja identidade não foi divulgada, a operação também registrou a fuga do diretor do Presídio de Cajazeiras. Mandados de busca e apreensão foram executados em Cajazeiras, São José de Piranhas e Marizópolis.

Essas práticas prejudicavam principalmente membros de facções criminosas, comprometendo a segurança do sistema prisional e do judiciário regional.

A operação Ergástulo reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção e manter a integridade do sistema prisional, garantindo a justiça e a segurança da população. O Ministério Público da Paraíba e as demais instituições envolvidas continuarão trabalhando para punir os responsáveis e prevenir futuras irregularidades.

Seja o primeiro a comentar on "Advogado é preso por envolvimento em esquema de soltura ilegal de presos em presídios da Paraíba"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*