João Pessoa inova com ônibus 100% elétricos e avança no compromisso ambiental

O prefeito Cícero Lucena apresenta o modelo BRS, que integra um ambicioso projeto de mobilidade urbana sustentável com novos corredores viários e terminais de integração, elevando a tecnologia do transporte na cidade

João Pessoa, já reconhecida por possuir a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste, dá um novo passo rumo à modernização e sustentabilidade. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena apresentou o modelo BRS (Bus Rapid Service), composto por 60 veículos 100% elétricos, que não emitem gases poluentes. O novo sistema faz parte de um grande projeto de mobilidade urbana, no qual a Prefeitura e o Governo do Estado planejam criar quatro novos corredores viários – Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa – e cinco terminais de integração, financiados com R$ 400 milhões pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Durante a solenidade realizada no Terminal de Integração, no Valentina Figueiredo, o modelo BRS será testado pelos próximos 15 dias, com circulação prevista na linha 1500 a partir desta quinta-feira (27). O valor da passagem permanecerá o mesmo, equivalente ao do tradicional ‘Geladinho’.

O prefeito Cícero Lucena ressaltou que o novo sistema traz o que há de mais moderno em termos de tecnologia para transporte urbano, oferecendo conforto com ar-condicionado, wi-fi e carregadores para celular, além de facilitar o acesso de cadeirantes e idosos sem a necessidade de elevadores nos corredores. Ele destacou que os sinais inteligentes permitirão uma operação mais ágil, reduzindo o tempo de viagem e aumentando o conforto dos usuários.

Marcílio HBE, superintendente de Mobilidade Urbana, afirmou que a renovação da frota, que já passou de um ciclo de 11 para seis anos, e a chegada dos ‘Geladinhos’ têm contribuído para melhorias significativas na mobilidade da cidade, e que os ônibus elétricos representam um novo avanço. Já Isaac Moreira Junior, do Sintur-JP, enfatizou os diferenciais do modelo, como bancos com 13 regulagens, câmara de ré, comunicação sonora, painéis informativos e iluminação para cromoterapia, além da contribuição para a redução dos resíduos sólidos, dado que o veículo é 100% elétrico.

A implantação desses ônibus se insere em um projeto mais amplo, que contempla a criação de corredores viários e terminais de integração com infraestrutura completa – estacionamentos, bicicletários, serviços públicos, comércio, garagens e oficinas –, visando transformar a mobilidade em João Pessoa e proporcionar um transporte mais moderno, seguro e sustentável.

Da Redação

#MobilidadeUrbana #ÔnibusElétricos #JoãoPessoa #CíceroLucena #TecnologiaNoTransporte #Sustentabilidade #ProjetoBRS #Inovação #AFD #CompromissoAmbiental

Seja o primeiro a comentar on "João Pessoa inova com ônibus 100% elétricos e avança no compromisso ambiental"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*