Eleições 2024: PF investiga suposto acordo entre filha do prefeito de João Pessoa e facção criminosa

Janine Lucena

Operação Mandare aponta possível troca de cargos públicos por apoio eleitoral em comunidades controladas por facção criminosa

Da Redação

A Polícia Federal investiga uma suposta troca de mensagens entre Janine Lucena, secretária-executiva de saúde de João Pessoa e filha do prefeito Cícero Lucena, e Jossiênio da Silva, conhecido como Ênio Chinês, apontado como chefe da facção criminosa Nova Okaida. De acordo com as investigações, reveladas nesta quinta-feira (19), a troca de mensagens sugere um acordo de concessão de cargos públicos em troca de acesso a comunidades controladas pelo crime organizado.

A investigação faz parte da “Operação Mandare”, deflagrada em maio deste ano, para apurar a possível interferência de grupos criminosos na gestão pública de João Pessoa. Durante a primeira fase da operação, a polícia realizou buscas no gabinete e na residência de Janine Lucena, além de apreender o celular de Ênio, que estava preso na Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1).

As mensagens trocadas entre Janine e Ênio datam de 25 de julho de 2022 e indicam uma insatisfação por parte de Ênio com os salários recebidos por sua esposa e filha, ambas funcionárias da prefeitura. Nas conversas, Ênio ameaça bloquear a entrada de pessoas nas comunidades que controla caso não receba o que considera uma “ajuda de custo” adequada.

Em resposta às acusações, a defesa de Janine Lucena afirmou que as mensagens mencionadas pela Polícia Federal não foram encontradas em seu celular e que a secretária não é investigada nem indiciada no processo. A defesa também reitera que Janine está à disposição para colaborar com as investigações.

A Operação Mandare investiga o possível envolvimento de facções criminosas em órgãos públicos de João Pessoa, com base em evidências obtidas a partir da quebra de sigilo telefônico e telemático de membros da facção Nova Okaida.

Seja o primeiro a comentar on "Eleições 2024: PF investiga suposto acordo entre filha do prefeito de João Pessoa e facção criminosa"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*